Albert Gleizes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Albert Gleizes
Albert Gleizes
Nascimento 8 de dezembro de 1881
Paris, França
Morte 23 de junho de 1953 (71 anos)
Saint-Rémy-de-Provence, França
Cidadania França
Cônjuge Juliette Roche
Ocupação pintor, gravurista, ilustrador, filósofo, escritor, desenhista, teórico da arte, crítico de arte
Obras destacadas Portrait de l’éditeur Eugène Figuière, Harvest Threshing, Les Baigneuses
Movimento estético Cubismo salão, Section d'Or

Albert Gleizes (pronúncia francesa: [albɛʁ ɡlɛz]; 8 de Dezembro de 1881 - 23 de Junho de 1953) foi um pintor, teórico de arte e filósofo francês.

Gleizes foi um dos primeiros nomes importantes do cubismo e uma influência importante na Escola de Paris. Gleizes e Jean Metzinger escreveram o primeiro grande tratado sobre cubismo, Du "Cubisme" (1912). Gleizes foi um membro fundador do grupo artístico Section d'Or. Foi também membro do grupo Der Sturm, e os seus inúmeros escritos teóricos foram inicialmente mais apreciados na Alemanha, onde sobretudo exerceram influência na Bauhaus.

Gleizes passou quatro anos cruciais em Nova Iorque e desempenhou um papel importante na consciencialização dos Estados Unidos sobre a arte moderna. Foi membro da Sociedade de Artistas Independentes, fundador da Associação Ernest-Renan e fundador e participante do Grupo da Abadia. Gleizes expôs regularmente na Galerie de l'Effort Moderne de Léonce Rosenberg, em Paris; foi também fundador, organizador e diretor da Abstraction-Création. De meados da década de 1920 até o final da década de 1930, grande parte dos seus esforços foram dedicados à teoria artístics, por exemplo, A Pintura e as Suas Leis (1923), Vers une conscience plastic: La Forme et l'histoire (1932) e Homocentrisme (1937).[1]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.