Alice Rangel de Paiva Abreu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alice Abreu
Nome completo Alice Rangel de Paiva Abreu
Nacionalidade  Brasil
Alma mater Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Alice Rangel de Paiva Abreu é socióloga, Professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro[1].

Vida[editar | editar código-fonte]

Bacharel em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1967), Mestre em Sociologia - London School of Economics and Political Science (1971) e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980).

Sua carreira acadêmica foi toda ligada à Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde aposentou-se como Professora Titular de Sociologia. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, América Latina, gênero, trabalho e trabalho em domicilio, política científica e tecnológica.

Ela foi Vice Presidente do CNPq de 1999 a 2002 e Diretora do Escritório de Educação, Ciência e Tecnologia da Organização dos Estados Americanos, de janeiro de 2003 a janeiro de 2006. De dezembro de 2006 a dezembro de 2010 foi Diretora do Escritório Regional para América Latina e Caribe do ICSU - International Council for Science[2].

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Alice Abreu foi agraciada com a Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida pelo Ministério Nacional de Ciência e Tecnologia do Brasil; com a Palmes Académiques, conferida pelo Ministère de la Jeunesse, de l'Education Nationale et de la Recherche da França; o Prêmio Florestan Fernandes da Sociedade Brasileira de Sociologia[3].

Escritos[editar | editar código-fonte]

  • Produção Flexível e novas institucionalidades na América Latina

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.