Alicia Fernández

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Alicia Fernández

Nascimento Buenos Aires, 1946
Morte 28 de fevereiro de 2015
Nacionalidade Argentina
Ocupação Pesquisadora e Psicopedagoga

Alicia Fernández foi psicopedagoga formada pela Facultad de Psicopedagogía da Universidad del Salvador, Buenos Aires, Argentina. Ganhou relevância acadêmica com sua obra A Inteligência Aprisionada (La Inteligencia Atrapada - 1991).

Desempenhou fundamental papel no desenvolvimento e formação de psicopedagogos em toda a América Latina e em Portugal. Seus livros são a base teórica de muitos estudos recentes nesta área.

Dirigiu a E.Psi.B.A., que originalmente se chamava Escuela Psicopedagogica de Buenos Aires, depois do crescimento de sua abrangência passou a se chamar Espacio Psicopedagogico Brasil Argentina e atualmente, graças à sua contínua expansão passou a ser o Espacio Brasileño-Argentino-Uruguayo. Essa evolução coincide com o próprio avanço da Psicopedagogia, bem como com a relevância da atuação de Fernández nesse processo.

Atuou a partir de Buenos Aires, passando pelo interior da Argentina e por outros países, onde sedimentou núcleos de trabalho permanente através de cursos de Pós-graduação e de seminários periódicos em diversas cidades brasileiras, além de Montevideo e Lisboa.

Principais obras[editar | editar código-fonte]

Por ordem de publicação no Brasil:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]