Alpes Peninos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Alpes Peninos (província romana).
Alpes Peninos
Alpi Pennine (IT)
—  acidente geográfico  —
Alpes Peninos
Alpes centrais
Localização

Mapa topográfico dos Alpes.
Países Vale de Aosta -  Itália
Valais - Suíça
Características gerais
Cume(s) mais alto(s) Monte Rosa
Dimensões
Altitude máxima 4.634 m
Geologia
Geologia Rocha metamórfica e sadimentar

Os Alpes Peninos (em italiano: Alpi Pennine) designam ao mesmo tempo um sector dos Alpes e uma antiga província romana - em latim Alpes Poenninae ou Alpes Graiae - mas ambas fazem referência à parte da cadeia que vai do Passo do Grande São Bernardo até ao Maciço de São Gotardo, e assim pertencendo segundo a vertente ao cantão Valais da Suíça ou do Vale de Aosta da Itália.

O ponto mais alto dos Alpes Peninos é o Monte Rosa, que culmina a 4.634 m, mas além deste, fazem parte vários cumes com mais de 3.500 m como a Pirâmide Vincente, 4.215 m, os Jémeos, 3.875 m, o pico de Luseney, 3.504 m. Os outros variam entre 3.000 e 3.490 m.

De assinalar que o termo Alpes Peninos também é utilizado para designar os Alpes valaisanos mas unicamente na sua porção italiana.

Província[editar | editar código-fonte]

O nome da província chama-se assim devido ao Poeninus Mons, quer dizer, o nome romano do Collo do Grande São Bernardino. Na realidade, no colo encontrava-se uma estátua dedicada a Giove Poeninus.[1]

Divisão tradicional[editar | editar código-fonte]

Os Alpes Peninos faziam parte da divisão tradicional da partição dos Alpes adoptada em 1926 pelo IX Congresso Geográfico Italiano na Itália, com o fim de normalizar a sua divisão em Alpes Ocidentais os Alpes Centrais aos quais pertenciam, e dos Alpes Orientais.

SOIUSA[editar | editar código-fonte]

A Subdivisão Orográfica Internacional Unificada do Sistema Alpino (SOIUSA), dividiu os Alpes em duas grandes partes:Alpes Ocidentais e Alpes Orientais, separados pela linha formada pelo Rio Reno - Passo de Spluga - Lago de Como - Lago de Lecco.

Segundo a SOIUSA, os Alpes Peninos são formados pelo conjunto dos Alpes do Grande Combin, Alpes de Weisshorn e do Cervino, Alpes do Monte Rosa, Alpes de Biella e Cusiane, e Alpes de Mischabel e de Weissmies

Zona de localização 9

Classificação SOIUSA[editar | editar código-fonte]

Segundo a SOIUSA este acidente orográfico é uma secção alpina com a seguinte classificação:

Imagens externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências