Tecla AltGr

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de AltGr)
Quando presente, localiza-se do lado direito da barra de espaços

AltGr (Alt Graph) é uma tecla modificadora encontrada em alguns teclados de computadores[1] (em vez de uma segunda tecla Alt encontrada em teclados dos EUA). É comumente usada para escrever caracteres que não se encontram no teclado, tais como o símbolo do Euro (€) e o símbolo de Copyright (©), dentre outros. Quando presente, localiza-se do lado direito da barra de espaços: se não escrita explícitamente, essa tecla pode ser remapeada para se comportar como tal (ou emulada usando a combinação Ctrl + Alt). Em computadores da Apple, a tecla Option tem funções similares.

AltGr é usado de forma semelhante à tecla Shift: é mantida pressionada enquanto outra tecla é pressionada para obter um caractere diferente daquele que esta normalmente produz. AltGr e Shift também podem, às vezes, ser combinados para obter outro caractere. Por exemplo, no layout de teclado US-International, a tecla C pode ser usada para inserir quatro caracteres diferentes:

Significado[editar | editar código-fonte]

Teclado Sun Microsystems, que identifica a tecla como Alt Graph (gráfico alternativo).

A IBM afirma que AltGr é uma abreviação para gráfico alternativo.[2][3]

AltGr foi originalmente introduzido como um meio de produzir caracteres de desenho em linha de comando em Interface de base texto.[4] No uso moderno, esses caracteres são tecnicamente obsoletos e não estão mais explícitos no teclado. A tecla AltGr é usada hoje como uma tecla adicional 'shift', para fornecer um terceiro e um quarto intervalo de grafemas para a maioria das teclas – especialmente as variantes acentuadas das letras nas teclas, mas também alguns adicional símbolos tipográficos e sinais de pontuação. Alguns idiomas, como bengali, usam essa tecla quando o número do alfabeto não cabe em um teclado padrão.

X Window System[editar | editar código-fonte]

No X Window System (Linux, BSD, Unix) o AltGr pode ser freqüentemente usado para produzir caracteres adicionais com quase todas as teclas do teclado. Além disso, com algumas teclas, o AltGr produzirá uma tecla morta; por exemplo, em um teclado do Reino Unido, o ponto-e-vírgula pode ser usado para adicionar um acento agudo a uma letra base e o colchete esquerdo pode ser usado para adicione um trema:

  • AltGr + ; seguido por E → é
  • AltGr + [ seguido por Shift + O → Ö

Esse uso de teclas mortas permite digitar uma ampla variedade de caracteres pré-compostos que combinam vários diacríticos com letras maiúsculas ou minúsculas, obtendo um efeito semelhante à tecla Compor.

Mapas do teclado[editar | editar código-fonte]

Abaixo estão alguns diagramas e exemplos de mapas de teclas específicos de cada país. Para os diagramas, os símbolos cinza são os caracteres padrão, amarelo é com shift, vermelho é com AltGr, e azul é com Shift + AltGr.

Teclado dinamarquês[editar | editar código-fonte]

O mapa de teclado dinamarquês apresenta as seguintes combinações de teclas:

  • AltGr + Shift + Q → Ω
  • AltGr + O → ø
  • AltGr + M → µ

Teclado italiano[editar | editar código-fonte]

O mapa de teclado italiano inclui, entre outras combinações, o seguinte:

Teclado norueguês[editar | editar código-fonte]

O mapa de teclas norueguês do X Window com suas combinações AltGr


Teclado sueco[editar | editar código-fonte]

O mapa de teclas sueco do X Window com suas combinações AltGr

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «AltGr key Definition from PC Magazine Encyclopedia». www.pcmag.com. Consultado em 22 de outubro de 2016 
  2. «Keyboard Technical Reference». ibm.com. Consultado em 4 de junho de 2005. Arquivado do original em 14 de janeiro de 2006 
  3. «IBM Globalization – Alternate graphic». ibm.com 
  4. Kaplan, Michael S.: "To start press the ALTGR key." Hmm... where's the ALTGR key?. 28 December 2004.