Cêntimo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Moeda de 1 centavo brasileira.

A moeda de um cêntimo, centavo ou centésimo (dependendo da moeda), é uma fração monetária usada por algumas moedas nacionais, e seu valor é um centésimo do valor da moeda correspondente. Em alguns casos, o símbolo ¢ às vezes é usado para se referir à moeda de um centavo, embora não seja um símbolo oficial internacionalmente reconhecido.

O uso de cada um dos termos não depende do país ou continente em que estamos, mas depende da moeda a que nos referimos. Assim, o dólar americano é dividido em cents, o Bolívar venezuelano em centavos e o Balboa Panamenho em centésimos.

No caso do euro, a divisão da moeda é "cent" (plural "cents"), embora seja tradicionalmente traduzida para o português como centavos.

Moedas com divisões que não são chamadas "centavos", "cents" ou "cêntimos"[editar | editar código-fonte]

   A Libra Esterlina (Reino Unido) começou a ser dividida em 100 "pence" a partir de 1971.

   O Rublo russo, o rublo bielorrusso e o Grívnia (Ucrânia) são divididos em 100 "copeques".

   A Kuna croata é dividida em 100 "lipa".

Símbolo[editar | editar código-fonte]

Em alguns países onde a moeda de um centavo é usada, o símbolo ¢ é usado para a moeda de um centavo, então 50 ¢ significa "50 centavos", no entanto, não é um símbolo oficial internacionalmente reconhecido. Este símbolo é usado somente para números menores que 100. No Reino Unido, ele usa a letra "p" (representando a palavra pence, plural centavo "penny") à direita do número, então 50p significa "50 pence".

Ícone de esboço Este artigo sobre numismática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.