Amboise

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Amboise
  Comuna francesa França  
Vista de Amboise a partir do castelo.
Vista de Amboise a partir do castelo.
Símbolos
Brasão de armas de Amboise
Brasão de armas
Localização
Amboise está localizado em: França
Amboise
Localização de Amboise na França
Coordenadas 47° 25' N 0° 59' E
País  França
Região BlasonCentre.svg Centro-Vale do Loire
Departamento Blason département fr Indre-et-Loire.svg Indre-et-Loire
Características geográficas
Área total 40,67 km²
População total (2018) [1] 13 071 hab.
Densidade 321,4 hab./km²
Código Postal 37530
Código INSEE 37003

Amboise é uma comuna francesa na região administrativa do Centro, no departamento Indre-et-Loire. Localizada na margem esquerda do rio Loire, é o centro da segunda mais populosa aglomeração de Indre-et-Loire, depois de Tours. Estende-se por uma área de 40,67 km². Em 2018 a comuna tinha 13 071 habitantes (densidade: 321,4 hab./km²).[1] Os seus habitantes são chamados de Amboisiano(a)s (em francês, Amboisien(ne)s).

Geografia[editar | editar código-fonte]

A cidade de Amboise está situada na margem esquerda do rio Loire, no local onde este se separa transitoriamente em dois braços, formando uma ilha (Ilha-Grande ou Ilha-d'Ouro), facilitando assim a sua travessia. No planalto acima, encontra-se o seu castelo.

História[editar | editar código-fonte]

Depois, a sua história confunde-se com a do Castelo de Amboise. Depois de Louis d'Amboise ter sido comprometido numa conspiração contra Georges de la Trémoille, favorito de Carlos VII de França, o senhorio de Amboise foi confiscado em 1434 e adicionado aos domínios da coroa. Aqui foi composto o édito de Amboise, a 19 de Março de 1563, que concedia a liberdade de consciência aos calvinistas. Em 1946, Amboise foi anexada à antiga comuna de Saint-Denis-Hors.

Principais monumentos[editar | editar código-fonte]

Personagens célebres[editar | editar código-fonte]

Por ter tido um castelo real, várias personalidades viveram em Amboise, sendo a mais célèbre Leonardo da Vinci. O génio renascentista italiano passou aqui os últimos anos da sua vida, residindo na mansão de Clos Lucé.

Exterior do Castelo de Amboise

Foi a terra natal do rei Carlos VIII de França (que também morreu aqui), do poeta Jean Commire, e do filósofo Louis Claude de Saint-Martin, co-autor da divisa Liberté, Égalité, Fraternité (Liberdade, Igualdade, Fraternidade) da Revolução Francesa, juntamente com Louis Blanc.

De entre personalidades contemporâneas que viveram aqui, pode-se citar:

Referências

  1. a b «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Amboise