Amália de Cleves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Amália de Cleves
Amália de Cleves
Retrato por Hans Holbein, o Jovem, c. 1540.
Nascimento 17 de outubro de 1517
  Düsseldorf, Düsseldorf, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha
Morte 1 de março de 1586 (68 anos)
  Düsseldorf, Düsseldorf, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha
Casa La Marck
Pai João III, Duque de Cleves
Mãe Maria de Jülich-Berg

Amália de Cleves (17 de outubro de 1517[1]1 de março de 1586) foi uma princesa da Casa de Mark. Foi a filha mais nova de João III, Duque de Cleves e sua esposa Maria de Jülich-Berg.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Amália e suas duas irmãs, Sibila de Cleves e Ana de Cleves tiveram uma educação à moda antiga, onde o canto e leitura não foram ensinados, mas cozinhar, tecelagem ou outras tarefas domésticas foram enfatizados. Além disso, o pequeno tribunal alemão seguiu a moda italiana, que era comum em famílias nobres da época.

Hans Holbein, o Jovem pintou Amália e Ana para o recém-enviuvado rei Henrique VIII de Inglaterra em 1539, porque ele estava pensando em fazer uma delas sua quarta esposa. Depois de ver os dois quadros, Henrique escolheu Ana e eles se casaram em 1540. Nos anos seguintes, a família de Amália tentou casá-la com o máximo de lucro possível. Havia longas negociações com a Marca de Bade relativas a uma união estratégica entre as duas dinastias que veio a nenhuma conclusão.

Amália escreveu um livro de música que está atualmente na Biblioteca Nacional Alemã em Berlim, com cópias na biblioteca pública de Frankfurt e na biblioteca da Universidade de Frankfurt.

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Amália de Cleves

Literatura[editar | editar código-fonte]

  • Livro de histórias sobre a história das mulheres de Cleves. (Projectgroup Womengroup do centro de educação de adultos Cleves), Cleves 2004. (em alemão:. Lesebuch zur Geschichte der Klever Frauen (Projektgruppe Frauengruppe der VHS Kleve))
  • Terra no meio das forças: Os ducados unidos Jülich, Cleves, Berg. Cleves 1985. (em alemão: im Land Mittelpunkt der machte:. Die Vereinigten Herzogtümer Jülich, Kleve, Berg)

Referências

  1. Na época, a área era no Ducado de Berg. [S.l.: s.n.]