Saltar para o conteúdo

Ana Sofia Reboleira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ana Sofia Reboleira
Nome completo Ana Sofia P. S. Reboleira
Nascimento 06 de outubro de 1980 (43 anos)
Caldas da Rainha
Nacionalidade Portugal Portuguesa
Ocupação Bióloga
Escola/tradição Universidade de Aveiro

Ana Sofia Reboleira, (Caldas da Rainha, 1980) é uma bióloga e espeleóloga portuguesa doutorada, mestre e licenciada pela Universidade de Aveiro. Especializada em Biologia subterrânea, tendo descrito novas espécies para a Ciência.[1][2][3][4]


Actualmente é presidente do Núcleo de Espeleologia da Universidade de Aveiro e membro da junta directiva da Sociedade Internacional de Biologia Subterrânea e da Comissão Europeia de Protecção de Cavidades da Federação Europeia de Espeleologia.[3]

Participa regularmente em expedições espeleológicas para distintas partes do mundo, incluindo a gruta mais profunda do mundo - Krubera-Vorónia - situada no Cáucaso ocidental, onde descobriu e descreveu a comunidade de invertebrados subterrâneos mais profundos do planeta[5][6]

Foi editora convidada, da secção de Sociedade e Ciência, na edição comemorativa dos 148 anos do Diário de Notícias (Portugal), uma edição especial com a direcção de Gonçalo M. Tavares.[7]

Novas espécies

Ana Sofia Reboleira descobriu e descreveu 17 novos táxones para a Ciência, todos com a particularidade de exibirem troglobiomorfismos, adaptações morfo-fisiológicas à vida subterrânea.

Fora de Portugal, Sofia Reboleira tem participado em várias expedições. A bióloga organizou os trabalhos bioespeleológicos na gruta mais profunda do mundo, onde participou na expedição ibero-russa da equipa Cavex à gruta Krubera-Vorónia na Abecásia, descobrindo cinco espécies de animais adaptados à vida em grutas, sendo os animais subterrâneos mais profundos do planeta:

Distinções

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha, cidade natal da investigadora, atribuiu-lhe a medalha de honra do município, grau prata, no dia da cidade, a 15 de Maio de 2011.[8] Em Maio de 2008, a Federação Portuguesa de Espeleologia atribuiu-lhe a primeira edição do Prémio de Mérito Cientifico-espeleológico pelo seu labor científico em prol do inter-associativismo.

Referências

  1. Madalena Balca. «Sofia Reboleira é Herói Como Nós». Rtp.pt. Consultado em 21 de junho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade. «Duas novas espécies de insectos». portal.icnb.pt. Consultado em 21 de junho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)[ligação inativa]
  3. a b «Ciência: Bióloga portuguesa descobre insectos desconhecidos mundialmente». Aeiou.expresso.pt. Consultado em 21 de junho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Duas espécies de escaravelhos descobertas em trabalho de mestrado». Cienciahoje.pt. Consultado em 21 de junho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. UAonline. «Doutoranda da UA descobre duas novas espécies cavernícolas». ua.pt. Consultado em 10 de março de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. Naturlink. «Investigadora portuguesa descreve a fauna da gruta mais profunda do mundo». Consultado em 20 de junho de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. Diário de Notícias. «Edição especial do Diário de Notícias hoje nas bancas». dn.pt. Consultado em 11 de março de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  8. Jornal das Caldas. «Medalha de honra do Município». jornaldascaldas.com. Consultado em 15 de maio de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.