André Niederlender

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
André Niederlender
Nascimento 15 de Outubro de 1890
Paris
Morte 18 de Julho de 1959
Nacionalidade  França
Profissão Proprietário de hotel.

André Niederlender (Paris, 15 de Outubro de 1890 - 18 de Julho de 1959) foi um arqueólogo francês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O seu pai, originário da Alsácia, chegou a Quercy após a guerra de 1870. Após vários dias em Tonkin, este torna-se proprietário do hotel da estação ferroviária em Rocamadour.

André Niederlender nasceu a 15 de Outubro de 1890 a Paris no 6º arrondissement de Paris. Cresceu em Rocamadour perto da estação, em contacto com numerosos peregrinos. O seu pai acolhe e torna-se amigo de Édouard-Alfred Martel, que estuda a região natural de Causse de Gramat. O grande explorador torna-se amigo de André quando este ainda é criança, acende a sua curiosidade pelas ciências naturais e faz com que participe nas suas excursões.

André Niederlender começa a estudar a Pré-história em 1906 sob a supervisão e os conselhos de Armand Viré. Torna-se depois proprietário do hotel dos viajantes em Rocamadour-estação e encontra os pré-historiadores da época tais como Henri Breuil. De 1909 a 1913, pesquisa a entrada da caverna de Linars no vale de Alzou, com Amédée Lemozi. Na gruta do Cuzoul, com Raymond Lacam, descobre e estuda um esqueleto batizado de "homem de Gramat". Em 1925, com Martel, inicia a pesquisa da caverna de Roucadour. Trabalha com numerosos prehistoriadores (Bergougnoux, Lacam, Bernard, Jarige, Morin) e redige numerosas notas enviadas a Jean Arnal, que os publicaria.

Em 1920, estuda as grutas de Merveilles, com Amédée Lemozi.

Faleceu de doença a 18 de Julho de 1959.

Obras e publicações[editar | editar código-fonte]

  • Armand Viré, Fouilles de Mr André Niederlender dans les dolmens et tumulus de la gare de Rocamadour, Monnoyer, 1910.
  • André Niderlender, Armand Viré, « Un crâne de Magdalénien finissant à l'abri Murat, commune de Rocamadour », Bulletin de la Société Préhistorique de France, 28 de Maio de 1925.
  • Armand Viré, « L'outillage de la sépulture de l'abri Murat à Rocamadour », Bulletin de la Société Préhistorique de France, 1929.
  • André Niderlender, Raymond Lacam et Jean Arnal, Le Gisement Néolithique de Roucadour (Thémines -Lot), IIIe supplément à Gallia Préhistoire, CNRS, 1966.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Archéologie et Archéologue - Canton de Gramat, Association Racines, éditions du Ver Luisant, pag. 48 - 56