Andrew Loomis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Andrew Loomis
Nascimento 1892
Syracuse
Morte 1959 (67 anos)
Cidadania Estados Unidos
Alma mater Escola do Instituto de Arte de Chicago, Art Students League of New York
Ocupação ilustrador, pintor

William Andrew Loomis, mais conhecido como Andrew Loomis (Syracuse, Nova Iorque, 15 de Junho de 1892 - Los Angeles, 25 de Maio de 1959) foi um ilustrador, autor e instrutor de arte americano. Seu trabalho comercial foi destacado em publicidade e revistas; no entanto, Loomis é mais conhecido como autor de uma série de livros de arte instrucionais impressos ao longo do século XX. Muito depois de sua morte, o estilo realista de Loomis continuou a influenciar artistas populares.


Biografia[editar | editar código-fonte]

William Andrew Loomis nasceu em 15 de junho de 1892, em Syracuse, Nova York. Loomis cresceu em Zanesville, Ohio, e passou grande parte de sua vida profissional em Chicago, Illinois. Ele estudou na Art Students League de Nova York com George Bridgman e Frank DuMond aos 19 anos. Loomis voltou para Chicago para trabalhar em um estúdio de arte e estudar no Art Institute of Chicago.

Carreira[editar | editar código-fonte]

pintura de Andrew Loomis (1938, representando as quintupletas de Dionne.


Após o serviço militar na Primeira Guerra Mundial, Loomis trabalhou para algumas agências de publicidade antes de abrir seu próprio estúdio no centro de Chicago. Na década de 1930, ele ensinou na American Academy of Art. Foi durante esse período que suas técnicas de ensino foram compiladas para seu primeiro livro, Fun With a Pencil (1939).


Loomis iria lançar vários outros livros nas próximas décadas, incluindo um de seus mais populares, Figure Drawing for All It's Worth (1943). Muitos dos livros exibem suas próprias técnicas criadas pessoalmente - como o método "bola e avião" de desenho de cabeça - guiadas pelo diálogo humorístico de Loomis. Muitos dos títulos ganharam forte apelo por seu valor acadêmico e passaram por várias impressões durante o século XX. Loomis morreu em 1959, mas seu livro final, Eye of the Painter and Elements of Beauty (1961), foi impresso postumamente.

Influência e legado[editar | editar código-fonte]

A editora Titan Books relançou os livros de Loomis como edições facsimile entre 2011 e 2013. Antes disto, os livros em questão estiveram esgotados durante décadas, disponíveis somente como excertos pela Walter Foster Publishing. Alguns dos livros de Loomis estão sendo atualmente publicados em japonês via Maar Sha Co., Ltd. Impressões anteriores tornaram-se item de colecionador e são procuradas por entusiastas e profissionais na área artística.

Atualmente, todos os livros de Loomis estão disponíveis à venda pela Titan Books - exceto The Eye of the Painter[1].

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Fun With a Pencil (1939). Reeditado como um fac-símile completo do original em 5 de abril de 2013 da Titan Books.
  • Figure Drawing For All It's Worth (1943). Reeditado como um fac-símile completo do original em 27 de maio de 2011 pela Titan Books.
  • Creative Illustration (1947). Reeditado como um fac-símile completo do original em 12 de outubro de 2012 da Titan Books.
  • Successful Drawing (1951). Este livro foi republicado numa edição revista em 1961 com o título Three Dimensional Drawing.
  • Drawing The Head And Hands (1956). Republicado em uma edição revisada como Three Dimensional Drawing (16 novas páginas com material técnico em perspectiva, substituindo as seções da galeria pictórica) e reeditado como um fac-símile completo do original em 4 de maio de 2012 pela Titan Books.
  • The Eye of the Painter (1961)
  • I'd Love to Draw! (2014). Publicado postumamente pela Titan Books, incluindo também texto escrito por Alex Ross.


Referências

  1. «Titan Books - Search Results». titanbooks.com. Consultado em 5 de dezembro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]