Anexo:Reis de Atenas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este anexo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Março de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Antes da democracia ateniense, dos tiranos e dos arcontes, a cidade-estado de Atenas foi governada por reis. Muitos destes são provavelmente míticos ou somente semi-históricos. Esta lista é baseada naquela fornecida por Eusébio de Cesareia.

Reis antigos[editar | editar código-fonte]

Estes dois reis supostamente governaram antes do dilúvio de Deucalião:

Erecteidas ou Cecrópidas[editar | editar código-fonte]

Cécrope é considerado como o primeiro rei verdadeiro de Atenas, embora tenha sido um ser mítico, metade homem, metade serpente. As datas para os seguintes reis foram conjecturadas séculos mais tarde:

Melântidas ou Códridas[editar | editar código-fonte]

Após a morte de Codro, seus herdeiros deixaram de serem reis e se tornaram arcontes hereditários.[1] No ano de 753 a.C. este arcontado foi substituído por um sistema não-hereditário (ver Arcontes de Atenas). é provável que grande parte dessa lista real seja baseada em lendas e mitos sem nenhuma fidelidade histórica, visto que as fontes históricas que estão disponíveis sobre essa determinada época são escassas e imprecisas.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Felix J., "Die Attische Königsliste," Klio 3 (1902), 406-439.