Anima TV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Anima TV foi um concurso realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura do governo brasileiro, em associação com os canais TV Cultura e TV Brasil focando a produção de séries de animação brasileiras. Ele teve seu início entre 2008 e 2009, com término em 2010, quando foram selecionados 17 curtas-metragens, os quais foram transmitidos pelos canais TV Cultura e TV Brasil, ambos ao mesmo tempo.

História[editar | editar código-fonte]

Sendo o Primeiro Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Séries de Animação Brasileiras, o Anima TV recebeu 257 pré-projetos, vindos de 17 estados brasileiros. Destes, 17 assinaram um contrato de co-produção do projeto completo e um episódio-piloto no valor de R$ 110 mil. Após a exibição dos pilotos na programação da TV Cultura de 25 a 30 de janeiro de 2010, dois projetos foram selecionados para a assinatura de um novo contrato no valor de R$ 950 mil, que previu a produção de mais 12 episódios. Os produtores e autores também participaram de oficinas com consultores nas áreas de Narrativa, Arte, Produção e Comercialização.[1]

Vencedores[editar | editar código-fonte]

Os dois curtas vencedores foram Tromba Trem e Carrapatos e Catapultas,[2] que posteriormente passaram a ser produzidos como séries de animação para TV, sendo exibidos no Cartoon Network e na TV Brasil. No entanto outros candidatos não ganhadores também tiveram suas séries produzidas após o término do concurso, como Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas), Zica e os Camaleões e Vivi Viravento.

Curiosamente os 17 curtas ainda permanecem a ser transmitidos pelo canal pago TV Rá-Tim-Bum, ao lado de outras séries de animação e programas originais do canal.

Lista de curtas da Anima TV que são exibidos pela TV[editar | editar código-fonte]

Realizadores[editar | editar código-fonte]

O Anima TV contou com as seguintes parcerias

  • Secretaria do Audiovisual (SAV) e Secretaria de Políticas Culturais (SPC) — ambas do Ministério da Cultura.
  • Empresa Brasil de Comunicação — TV Brasil
  • Fundação Padre Anchieta — TV Cultura
  • Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais — ABEPEC
  • Associação Brasileira de Cinema de Animação — ABCA[1]

Referências

  1. a b Nassif, Luis (4 de novembro de 2010). «AnimaTV». GGN. Consultado em 12 de outubro de 2019 
  2. http://www.abca.org.br/novidades/carrapatos-e-catapultas-e-tromba-trem-sao-as-animacoes-vencedoras-do-animatv/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]