Anna Månsdotter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Anna Månsdotter
Anna Månsdotter
Nascimento 28 de dezembro de 1841
Morte 7 de agosto de 1890 (48 anos)
Kristianstad
Cidadania Suécia
Causa da morte decapitação

Anna Månsdotter, também conhecida na Suécia como Yngsjömörderskan (Em Português: A assassina de Yngsjö), (28 de dezembro de 1841 - 7 de agosto de 1890) foi a última mulher a ser executada na Suécia. O Assassinato de Yngsjö é um dos mais famosos casos de assassinato na história da Suécia. Juntamente com seu filho, Per Nilsson, ela realizou o assassinato de sua esposa Hanna Johansdotter em março de 1889.

O assassinato Yngsjö[editar | editar código-fonte]

As circunstâncias do assassinato não são totalmente claras, já que tanto Månsdotter como seu filho deram várias explicações diferentes para ele. Nos anos posteriores, foi sugerido que ela realizou o assassinato sozinha. Durante o julgamento veio a luz que ela tinha um relacionamento sexual com seu filho, e que isso teria sido a causa do assassinato. Acredita-se, que ela assassinou sua nora por causa de ciúmes, tendo cometido o crime com o consentimento de seu filho.

Anna Månsdotter tinha casado com Nilsson Nils, 13 anos mais velho, esperando um futuro rico, mas eles acabaram se tornando pobres e cheios de dívidas. Ela tinha três filhos, dos quais apenas um, seu filho Per, viveu até a idade adulta. Esposo de Anna, Nils, acabou por morrer em 1883.

Ela tinha arranjado o casamento entre Per e Hanna Johansdotter, possivelmente como forma de evitar a propagação de boatos sobre incesto. O casamento não foi feliz. Månsdotter não foi morar com sua mãe, que tinha sido o plano inicial, e Hanna queixou-se com seu pai que sua sogra era a causa do casamento infeliz.

Foto tirada alguns momentos antes da execução de Anna Månsdotter.

Uma sugestão é que Hanna tinha descoberto o relacionamento sexual entre seu marido e sua mãe, e que juntos a teriam assassinado para impedi-la de contar a ninguém. Um dos muitos resumos dado ao assassinato era que ela havia batido em Hanna com um pedaço de madeira, depois a estrangulado. Eles, então, vestiram-na e a colocaram de tal maneira para parecer uma queda de escada.

Anna Månsdotter confessou o ato juntamente com seu filho e ambos foram condenados à morte, mas a dela foi a única a ser executada.

Månsdotter se tornou a última mulher a ser executada na Suécia. A Sentença de morte de Per foi comutada para prisão perpétua. Ele acabou sendo libertado em 1913 e morreu de Tuberculose 1918.

Anna Månsdotter foi, juntamente com Sofia Maria Ekwall, o assassino cometido por mulheres mais famoso século 19 na Suécia.


Referências[editar | editar código-fonte]