Anorquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Anarquia.
Bolsa escrotal sem testículos

Anorquia, anorquidia ou anorquismo (do grego an-, sem e orchidia, testículos) é um distúrbio do desenvolvimento sexual no qual um indivíduo com cariótipo XY, que corresponde ao sexo masculino, não tem testículos.

Tipos[editar | editar código-fonte]

  • Anorquia congênita: Algumas semanas após a fertilização, o embrião desenvolve gônadas rudimentares (testículos), que produzem hormônios responsáveis pelo desenvolvimento do sistema reprodutivo. Se os testículos não se desenvolvem o bebê desenvolverá genitalia feminina (síndrome de Swyer). Se os testículos começarem a se desenvolver apenas parcialmente ou deixarem de funcionar entre 8 e 10 semanas, o bebê terá genitalia ambígua ao nascer. No entanto, se os testículos forem perdidos após 14 semanas, o bebê terá órgãos genitais masculinos parciais com notável ausência de gônadas.
  • Anorquia traumática: Torção de testículo, torção do cordão espermático ou golpe testicular violento que não sejam tratados cirurgicamente a tempo podem causar perda permanente do testículo.
  • Anorquia cirúrgica: Ao nascer os testículos podem demorar até um ano para descerem à bolsa escrotal (ver criptorquia). Quando não descem naturalmente nem foram colocados no lugar cirurgicamente no primeiro ano de vida devem ser removidos cirurgicamente, pois não produzem hormônios sexuais masculinizantes e podem sofrer transformação maligna.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Pode ocorrer disforia de gênero em indivíduos portadores do distúrbio, dada a ausência dos hormônios masculinizadores necessários para o desenvolvimento sexual e mental normal durante a infância e adolescência, bem como sua manutenção na fase adulta.

É fortemente recomendada a suplementação com andrógenos para que ocorra o desenvolvimento normal das características sexuais secundárias masculinas, e também visando o bem-estar mental do paciente. Também pode ser feito um implante de prótese testicular, normalmente feita de silicone, para amenizar eventual desconforto estético.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências