Antônio Rodrigues Pereira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Antônio Rodrigues Pereira, primeiro e único Barão de Pouso Alegre, (c. 180522 de dezembro de 1883) foi um proprietário rural e político brasileiro.

Filho do capitão Felisberto da Costa Pereira e Eufrásia Maria de Jesus. Era primo do padre inconfidente Manuel Rodrigues da Costa. Sua família era dona da histórica Fazenda dos Macacos, em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais.

Foi casado com Clara Lima Rodrigues, baronesa de Pouso Alegre, e pai do conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira, o conhecido conselheiro Laffayete. Era irmão de Alcides Rodrigues Pereira, barão de Lamim.[1][2]

Os seus restos mortais, os de sua esposa e as cinzas do seu filho, conselheiro Lafayette, estão sepultadas na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, localizada na praça Barão de Queluz, em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais.

  1. «ORIGEM.BIZ - José Rodrigues Pereira, Capitão». origem.biz. Consultado em 2016-12-06. 
  2. «GENEALOGIA FLUMINENSE Região Serrana». www.marcopolo.pro.br. Consultado em 2016-12-06.