Antônio Carlos Furtado de Mendonça

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antônio Carlos Furtado de Mendonça
Nascimento 1728
Lisboa
Cidadania Portugal
Ocupação militar

António Carlos Furtado de Mendonça (Lisboa, 1728 -22 de Março de 1803) foi um militar e administrador colonial português.[1][2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Passou ao Brasil como comandante do Regimento de Moura.

Nomeado governador militar da Ilha de Santa Catarina (1775), ao assumir o governo entrou em conflito com o governador da Capitania de Santa Catarina, Pedro Antônio da Gama Freitas. Ainda ao assumir o cargo, apelou ao Vice-Rei do Estado do Brasil, 2º marquês do Lavradio, para reforçar a guarnição de Santa Catarina, dada precária situação em que encontrou as tropas, a inexistência de uma força naval e um iminente ataque espanhol.

Em seu governo foram concluídos o Forte de São Luís da Praia de Fora e o Forte de Santa Bárbara da Vila, até então incompletos. Determinou erguer a Estacada da Praia de Fora, possivelmente entre os Forte de São Francisco Xavier da Praia de Fora e o de São Luís, visando prevenir um desembarque por aquele trecho do litoral. Também mandou abrir uma estrada ligando a Capital ao atual bairro de Itacorubi, visando facilitar as comunicações com as fortificações ao norte da Ilha.

Exerceu o cargo até à invasão espanhola em 1777. Materializada esta, escreveu uma carta ao marquês de Lavradio, datada de 24 de fevereiro, data da queda da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, justificando-a:

"O poder dos castelhanos é sem questão desproporcionado, pois trazendo elles 10.000 homens, que defensa poderemos fazer com uma tropa que não chega a 2.000 em que entram auxiliares de Ordenanças?"

Nos autos da subsequente devassa que apurou as responsabilidades pela queda da Ilha, foi conduzido ao Rio de Janeiro, onde apresentou pessoalmente a sua defesa, acusando o comandante da Esquadra Portuguesa na região, Almirante Robert McDouall. Apesar de ter obtido a anistia em 1786, ficou impedido para o exercício de qualquer função pública.

Referências

  1. «TROPAS DE PRETOS E PARDOS EM MINAS GERAIS: o recrutamento para a guerra luso-castelhana (1766-1780)». Dossiê Estudos de Gênero. 7 (9): 4. 2010. Consultado em 16 de março de 2021 
  2. «O Marquês de Pombal e o Brasil» (PDF). UFRJ: 132. Consultado em 16 de março de 2021. Os três Regimentos de Infantaria de que são Coronéis o Brigadeiro Antônio Carlos Furtado.. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
José Luís de Meneses Castelo Branco e Abranches
Governador de Minas Gerais
1773 — 1775
Sucedido por
Pedro Antônio da Gama Freitas
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.