Antônio Joaquim Ribas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antônio Joaquim Ribas
Nascimento 23 de maio de 1818
Rio de Janeiro
Morte 22 de fevereiro de 1890
Cidadania Brasil
Ocupação advogado

Antônio Joaquim Ribas (Rio de Janeiro, 23 de maio de 1818Petrópolis, 22 de fevereiro de 1890[1]) foi um professor, advogado e político brasileiro.

Originalmente chamado de Simplício e filho de Antônio Joaquim de Macedo e de Maria Prudência Ribas, troca seu nome para Antônio Joaquim por ocasião da sua crisma, com o intuito de homenagear o seu pai.[1]

Formado pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1840, ali ingressou como professor, lecionando aulas de história, economia política, direito administrativo, direito público, direito civil e direito eclesiástico.

Foi deputado provincial em várias legislaturas, desde 1849 até mudar-se para o Rio de Janeiro, onde passou a exercer a função de advogado. Escreveu diversas obras sobre Direito.

Agraciado comendador da Imperial Ordem de Cristo.

Obra[editar | editar código-fonte]

  • Curso de Direito Civil Brasileiro, Rio: Laemmert, 1865.
  • Direito Administrativo Brasileiro: Noções Preliminares, Rio: Pinheiro, 1866.
  • Consolidação das Disposições Legislativas e Regulamentares Concernentes ao Processo Civil, Rio: Tipografia Nacional, 1878.
  • Consolidação das Leis do Processo Civil, Rio: Dias de Silva, 1879.
  • Da Posse e das Ações Possessórias Segundo o Direito Pátrio Comparado com o Direito Romano e Canônico, 2ª ed., São Paulo: Miguel Melillo, 1901.

Referências

  • BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario bibliographico brazileiro. Typographia Nacional, Rio de Janeiro, vol. 1., 1883.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.