Apache Cayenne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Apache Cayenne
Apache Cayenne logo

CayenneModeler
Autor Apache Software Foundation
Lançamento 17 de junho de 2002 (21 anos)
Versão estável 3.1.2 (20 de novembro de 2017; há 6 anos)
Versão em teste 4.0 Beta 2 (6 de outubro de 2017; há 6 anos)
Escrito em Java
Género(s) Mapeamento objeto-relacional
Licença Apache License 2.0
Página oficial cayenne.apache.org

Apache Cayenne é um framework de persistência open source licenciado pela empresa Apache e desenvolvido para a linguagem Java que providencia basicamente mapeamento objeto-relacional e a utilização de serviços remotos.

O Cayenne possibilita interligar diretamente objetos Java a um ou mais esquemas de banco de dados e realizar o gerenciamento de commits e rollbacks, geranção de SQL, fazer joins e muito mais. Algumas das vantagens são que é possível persistir objetos Java fora dos clientes, utilizando Web Services e não existe a necessidade da utilização de anotações ou configurações complexas pois o mapeamento pode ser realizado de forma simples e rápida utilizando uma ferramenta gráfica (CayenneModeler).

Este Framework foi projetado para utilização de forma simples e fácil sem que prejudique a flexibilidade ou o design de projetos. Sendo assim é possível realizar engenharia reversa e geração de banco de dados dentre outras funcionalidade que podem ser controladas utilizando o CayenneModeler que é uma ferramenta gráfica e funcional.

Existem também diversas funcionalidades que são suportadas tais como caching, auto detecção do banco de dados, persistência de objetos genéricos, herança e sintaxe de busca de objetos. Outros fatos importantes são que o Cayenne pode ser escalado, é totalmente aberto, possui um histórico de sucesso quanto ao funcionamento em ambientes com grandes volumes de dados e possui uma comunidade muito ativa.

História[editar | editar código-fonte]

O desenvolvimento do Cayenne começou como um projeto da empresa Objectstyle e foi lançado sobre a licença Apache[1] em julho de 2002.[2] Em 2006 o projeto migrou para a Apache Software Foundation e passou a ser um projeto de alto nível da Apache.[3]

Marcos notáveis na história de Cayenne incluem o lançamento do Apache Cayenne 3.0 em maio de 2010[4][5] e o lançamento do Apache Cayenne 3.1 no outono de 2014.[6]

Cayenne Modeler[editar | editar código-fonte]

O Framework é distribuído juntamente com uma ferramenta gráfica de mapeamento que suporta engenharia reversa de esquemas, mapeamento e geração de código Java para objetos persistidos.

Classes Java persistidas são geradas e sincronizadas com o mapeamento utilizando o Modelador (Modeler) ou de forma alternativa utilizando o Maven ou Ant. Um esquema de banco de dados pode ser gerado utilizando a ferramenta gráfica ou com a simples utilização das APIs.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]