Apache Kid

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Apache Kid
Apache Kid na revista Apache Kid número 19 da Marvel Comics
Nome original Apache Kid
Outro(s) nome(s) Alan Krandal
Aloysius Kare
Origem Apache
Sexo Masculino
Espécie Humana
Criado por John Buscema
Primeira aparição Two Gun Western #5 (Nov. 1950)
Editor(es) Atlas Comics / Marvel Comics
Projecto Banda desenhada  · Portal Marvel Comics


Apache Kid é um personagem fictício do Velho Oeste americano que apareceu nos quadrinhos da Marvel Comics, a maior parte nos anos de 1950 e publicado pela antecessora Atlas Comics. O nome do personagem apareceu depois e não tem relação com um personagem real conhecido também como Apache Kid (Haskay-bay-nay-natyl).

História da publicação[editar | editar código-fonte]

Apache Kid estreou numa capa, desenhada por John Buscema, na revista Two-Gun Western #5 (novembro de 1950). Ele ganhou seu próprio título no mês seguinte, primeiro como The Apache Kid  #53 (usando a numeração de Reno Browne, Hollywood's Greatest Cowgirl) e então uma série corrida chamada Apache Kid  #2-19. As histórias do personagem também apareceram nas revistas Two-Gun Western  #5-9 e Wild Western  #15-22. Após a história inicial de Buscema e duas por Joe Maneely (que também faria várias capas), o artista Werner Roth assumiu a série.

Após o término de The Apache Kid no número 19 (Abril de 1956), a numeração continuou com a revista transformada numa série de antologia chamada Western Gunfighters, na qual o personagem não apareceu.

Apache Kid foi republicado, contudo, em outra série chamada Western Gunfighters, publicada pela Marvel nos anos de 1970. Ele dividia as páginas da revista com o novo Cavaleiro Fantasma "Phantom Rider". Também apareceu em republicações de histórias do Oeste, junto com outros heróis da Atlas: Black Rider (depois renomeado para Black Mask), Western Kid, Wyatt Earp e depois Kid Colt. Apache Kid teve republicações nos números #2-33 (outubro de 1970 - novembro de 1975).

O personagem reapareceu em Apache Skies (2002), uma mini-série de quatro edições estrelada por Rawhide Kid e outros dois personagens chamado Apache Kid: Dazii Aloysius Kare e sua esposa Rosa.

Outros personagens sem relação chamados de Apache Kid apareceram nos quadrinhos da Fox Comics, nas revistas Western Outlaws  #21 (maio de 1949) e Youthful Comics, revista Indian Fighter  #5 (janeiro de 1952).

Biografia ficcional[editar | editar código-fonte]

A criança caucasiana Alan Krandal cresceu com o chefe Apache Falcão Vermelho e esposa, após ficar órfão. Ao se tornar adulto, o órfão adotou a identidade civil de Aloysius Kare, retirando sua pintura de guerra para lutar contra brancos e índios fora-da-lei, geralmente protegendo grupos de pessoas. O capitão Bill Gregory de um forte militar vizinho é seu irmão de sangue e também respeita os conselhos do ancião Falcão Vermelho. Ao contrário de outros quadrinhos de faroeste da época, Apache Kid geralmente mostrava os índios americanos num mesmo plano com os brancos, e fazia distinção entre as vários tribos.

Bibliografia (aventuras originais)[editar | editar código-fonte]

  • Two-Gun Western #5-9 (novembro de 1950 - agosto de 1951)
  • Wild Western #15-22 (abril de 1951 - junho de 1952)
  • The Apache Kid #53 (dezembro de 1950) continuado como
  • Apache Kid #2-19 (fevereiro de 1951 - janeiro de 1952; dezembro de 1954 - abril de 1956)

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]