Apolinário Cláudio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Apollinaris Claudius)
 Nota: Para o primeiro bispo de Ravena e famoso santo italiano de mesmo nome, veja Santo Apolinário.
Santo Apolinário Cláudio
Apolinário Cláudio
Bispo de Hierápolis, Apologista
Morte Século II dC
Veneração por Igreja Católica
Festa litúrgica 8 de janeiro
Portal dos Santos

Apolinário Cláudio(em latim: Apollinaris Claudius), também chamado de Apolinário de Hierápolis e Apolinário Apologista, foi um líder cristão e escritor que viveu no século II d.C.

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Ele foi bispo de Hierápolis, na Frígia, e se tornou famoso por causa dos seus polêmicos tratados contra os heréticos do seu tempo, principalmente os montanistas, cujos erros ele afirmou serem todos emprestados dos pagãos[1]. Eusébio, citando Apolinário, afirma que ele teve contato direto com a seita e que ele debateu com os heréticos.

Apolinário escreveu ainda dois livros contra os judeus, cinco contra os pagãos e dois sobre a "Verdade". Em 177 dC, ele publicou uma "Apologia" pelos cristãos, endereçada a Marco Aurélio e apelando para a própria experiência do imperador com a Legião XII Fulminata (Legião Fulminante), cujas preces lhe haviam concedido a vitória sobre os Quados[2]. A data exata de sua morte é desconhecida, mas é provável que tenha sido ainda durante o reinado de Marco Aurélio (antes de 180 dC, portanto)[3].

Nada sobreviveu dos seus textos, exceto alguns poucos trechos, o maior dos quais está relacionado com a data da Páscoa judaica[4]. Sua festa é comemorada no dia 8 de janeiro[3].

Ele foi um dos biografados por São Jerônimo em sua obra De Viris Illustribus (Sobre Homens Ilustres - capítulo 26)[5].

Referências

  1. Eusébio de Cesareia. «16». História Eclesiástica. The Circumstances related of Montanus and his False Prophets. (em inglês). V. [S.l.: s.n.] 
  2. Eusébio de Cesareia. «5». História Eclesiástica. God sent Rain from Heavenfor Marcus Aurelius Cæsar in Answer to the Prayers of our People (em inglês). V. [S.l.: s.n.] 
  3. a b "St. Apollinaris Claudius" na edição de 1913 da Enciclopédia Católica (em inglês). Em domínio público.
  4. «Fragments of Apollinaris' writings» (em inglês). EarlyChristianWritings.com. Consultado em 5 de setembro de 2010 
  5. "De Viris Illustribus", em inglês.

Ligações completas[editar | editar código-fonte]