Aranha-de-grama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaLycosa erythrognatha
Lycosa erythrognatha, fêmea

Lycosa erythrognatha, fêmea
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Subordem: Araneomorphae
Família: Lycosidae
Género: Lycosa
Espécie: L. erythrognatha
Nome binomial
Lycosa erythrognatha
Lucas, 1836
Sinónimos
Lycosa raptoria (Walckenaer, 1837)

A aranha-de-jardim, também conhecida como aranha-de-grama ou aranha-lobo (Lycosa erythrognatha) é uma espécie de aranha da família Lycosidae.

Possui aproximadamente 5 cm de comprimento. Apresenta coloração marrom-clara ou cinzenta, ventre negro e quelíceras com pêlos alaranjados ou avermelhados. Na parte dorsal do abdome, há um desenho negro em forma de seta. É bastante confundida pela população com a aranha armadeira por também apresentarem o display de defesa com patas levantadas quando são intimidadas.

Os acidentes causados por Lycosa provocam dor discreta e transitória no local da picada. Inchaço e vermelhidão leves são descritos em menos de 20% dos casos. O tratamento geralmente não é necessário. Eventualmente a dor poderá ser controlada com analgésicos orais[1].

Até recentemente, era comum se atribuir às aranhas do gênero Lycosa os casos de araneísmo com síndrome necrotizante-hemolítica. No entanto, hoje sabe-se que as aranhas desse gênero não causam acidentes de importância em Saúde Pública[2].

Macho sub-adulto de Lycosa erythrognatha armando
Ícone de esboço Este artigo sobre aracnídeos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Torquato da Silva, Selma (2005). «Série : Conversando sobre Ciências em Alagoas Escorpiões, Aranhas e Serpentes: aspectos gerais e espécies de interesse médico no Estado de Alagoas» (PDF). Consultado em 31 de outubro de 2017  line feed character character in |titulo= at position 46 (ajuda)
  2. Wolfart, Sheila Cristina (2009). «Epidemiologia de acidentes araneídeos de interesse em Saúde Pública em Curitibanos, Santa Catarina (2006-2008)» (PDF). Revista Ciência & Saúde. Consultado em 31 de outubro de 2017  line feed character character in |titulo= at position 52 (ajuda)