Arco Delicado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O Arco Delicado contemplado a partir de um arco contíguo.
O Arco Delicado na sua extensão.
Vista do Arco Delicado ao pôr do Sol.

O Arco Delicado[1] (em inglês: Delicate Arch) é um arco natural localizado no Utah, Estados Unidos. O arco não é só um dos símbolos mais conhecidos do Parque Nacional dos Arcos, onde está situado, mas também de todo o estado do Utah. A sua imagem pode encontrar-se nas matrículas do Estado[2] e nos selos postais emitidos em comemoração do centenário da fundação do estado em 1996. A tocha olímpica dos Jogos Olímpicos de Inverno em Salt Lake City 2002 também passou debaixo deste arco.

O Arco Delicado é de arenito e sofre um contínuo processo de erosão. Tem altura de 16 metros e no ponto mais estreito tem uma espessura de 2 metros.[3] Ao contemplar o arco pode-se observar as Montanhas La Sal através dele.

Rota turística[editar | editar código-fonte]

Para aceder ao arco há um caminho de mais de 4 km de comprimento, que começa no Wolfe Ranch. O desnível do percurso é de cerca de 150 m. Para o trajeto de ida e volta deve-se contar com 2 a 3 horas. Os primeiros troços do caminho são planos, mas o caminho depois desaparece e passa a estar indicado por rochas acumuladas. O arco não pode ser visto durante o caminho, só ao chegar muito perto.[4] Esta é considerada uma das rotas de caminhada mais bonitas do mundo.[5] O arco é especialmente belo quando visto ao pôr do Sol.[6]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Delicate Arch