Saltar para o conteúdo

Arco da Rua Augusta: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
CorreiaPM (discussão | contribs)
m
Linha 12: Linha 12:
O texto inscrito no topo do arco remete-nos à [[Império Português|grandiosidade portuguesa aquando dos descobrimentos]] e à descoberta de novos povos e culturas. VIRTVTIBVS MAIORVM VT SIT OMNIBVS DOCVMENTO.PPD “Às Virtudes dos Maiores, para que sirva a todos de ensinamento. Dedicado a expensas públicas”.
O texto inscrito no topo do arco remete-nos à [[Império Português|grandiosidade portuguesa aquando dos descobrimentos]] e à descoberta de novos povos e culturas. VIRTVTIBVS MAIORVM VT SIT OMNIBVS DOCVMENTO.PPD “Às Virtudes dos Maiores, para que sirva a todos de ensinamento. Dedicado a expensas públicas”.


A partir de 9 de agosto de 2013, é possível, usando um elevador e dois lances de escadas íngremes, chegar ao miradouro no topo do Arco, por 2,5 euros<ref>{{citar web|URL=http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Lisboa&Concelho=Lisboa&Option=Interior&content_id=3365245&page=-1|título=Elevador ajuda a chegar ao topo do Arco da Rua Augusta|autor=|data=|publicado=|acessodata=}}</ref>.
A partir de 9 de agosto de 2013, é possível, usando um elevador* e dois lances de escadas íngremes, chegar ao miradouro no topo do Arco, por 2,5 euros<ref>{{citar web|URL=http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Lisboa&Concelho=Lisboa&Option=Interior&content_id=3365245&page=-1|título=Elevador ajuda a chegar ao topo do Arco da Rua Augusta|autor=|data=|publicado=|acessodata=}}</ref>.

A vista do topo do arco do triunfo é algo maravilhoso e [[aconselhável]].

<nowiki>*</nowiki>o elevador tem tido algumas avarias o que é aconselhável pedir permissão para subir pelas escadas !


== {{Ligações externas}} ==
== {{Ligações externas}} ==

Revisão das 22h55min de 7 de dezembro de 2013

Arco do Triunfo.

Arco do Triunfo, Arco Triunfal, Arco do Triunfo da Rua Augusta é um arco situado na parte Norte da Praça do Comércio, sobre a Rua Augusta, em Lisboa, Portugal.

A sua construção começou após o terramoto de 1755, mais concretamente em 1775, mas esta primeira versão, que poderá não ter sido concluída, viria a ser demolida em 1777, após o início do reinado de D. Maria I e a demissão do Marquês de Pombal. Em 1873, recomeçou a edificação do arco segundo o projecto do arquitecto Veríssimo José da Costa, que remonta a 1843/44, tendo ficado as obras concluídas em 1875.

Na parte superior do arco, é possível observar esculturas de Célestin Anatole Calmels, enquanto num plano inferior se encontram esculturas de Vítor Bastos. As esculturas de Calmels representam a Glória, coroando o Génio e o Valor. As esculturas de Vítor Bastos representam Nuno Álvares Pereira, Viriato, Vasco da Gama e o Marquês de Pombal.

Temos ainda na lateral esquerda o rio Tejo e na lateral direita o rio Douro. Os rios Tejo e Douro delimitam a região onde viviam os Lusitanos[1]

O texto inscrito no topo do arco remete-nos à grandiosidade portuguesa aquando dos descobrimentos e à descoberta de novos povos e culturas. VIRTVTIBVS MAIORVM VT SIT OMNIBVS DOCVMENTO.PPD “Às Virtudes dos Maiores, para que sirva a todos de ensinamento. Dedicado a expensas públicas”.

A partir de 9 de agosto de 2013, é possível, usando um elevador* e dois lances de escadas íngremes, chegar ao miradouro no topo do Arco, por 2,5 euros[2].

A vista do topo do arco do triunfo é algo maravilhoso e aconselhável.

*o elevador tem tido algumas avarias o que é aconselhável pedir permissão para subir pelas escadas !

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Arco da Rua Augusta

Referências

  1. in: pag.23, O nascimento de Portugal,Vol. I, José Hermano Saraiva, ISBN 978-989-8559-35-7
  2. «Elevador ajuda a chegar ao topo do Arco da Rua Augusta» 


Predefinição:Portal-arte

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.