Arpejo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Notação de um acorde em harpejo

Um arpejo ou harpejo (do italiano arpeggio, isto é, à maneira de harpa) é a execução sucessiva das notas de um acorde. Enquanto que num acorde as notas são tocadas todas de uma vez, no arpejo essas mesmas notas são tocadas uma a uma.

Tipos de harpejo

O harpejo pode ser Conjunto ou Disjunto – Conjunto quando tocamos todas as notas em sequência seja da mais grave para mais aguda ou da mais aguda para a mais grave. Disjunto quando tocamos todas as notas do acorde, porém não seguimos um padrão.

Pode ser Ascendente ou Descendente – Ascendente quando começa em uma nota grave e termina em uma aguda e Descendente quando começa em uma aguda e termina em uma grave.

Pode ser Simples ou Composto – Simples quando está limitado a uma oitava e Composto quando é aplicado em mais de uma oitava. Veja o exemplo na figura a seguir do acorde de C7maj

Veja o exemplo na pauta

joint and disjoint simple Arpeggio
joint and disjoint compound arpeggio

O Concerto para piano e Orquestra em lá menor (1841-1845, Op.54) de Robert Alexander Schumann é, de certa forma, um exemplo claro do uso de harpejos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.