Arquitetura vernacular
Denomina-se arquitetura vernacular (ou popular, tradicional) a todo o tipo de arquitetura em que se emprega materiais e recursos do próprio ambiente em que a edificação é construída. Desse modo, ela apresenta caráter local ou regional.
A cidade brasileira de Ouro Preto é um exemplo desse tipo de arquitetura[carece de fontes], uma vez que foi erguida aproveitando as pedras de sua região. Em outros locais ou regiões, ao longo da história, foram empregadas, também por exemplo, a madeira, as taipas de mão e de pilão, e o adobe, que aproveitam os recursos do próprio terreno para erguer as edificações.
Etimologia[editar | editar código-fonte]
O termo "vernacular" deriva do latim vernaculus, que significa doméstico, nativo, indígena.[1][2] Surgiu a partir da palavra "verna" , que significa "escravo nativo" ou "escravo nascido em casa". A palavra deriva provavelmente de um antigo vocábulo etrusco. Em arquitetura, refere-se a um tipo de arquitetura indígena própria de uma época ou local específicos (não importada ou transcrita de qualquer outro local). É mais frequentemente aplicada a edifícios residenciais.[3][4][5]
Referências
- ↑ «Vernacular». online etymology dictionary. Consultado em 24 de dezembro de 2007
- ↑ «Vernacular(noun)». yourdictionary.com. Consultado em 24 de dezembro de 2007
- ↑ Dictionary.com definition
- ↑ Cambridge advanced learner's dictionary definition
- ↑ Merriam–Webster definition
Bibliografia[editar | editar código-fonte]
- DINIZ, João. A Casa Invisível: Fragmentos sobre a arquitetura popular no Brasil. In: ArchDaily Brasil, 19 jul. 2012. link. [Original: La arquitetura invisible. In: NÚÑEZ, Víctor Durán; GARCÍA, José Brea (orgs.). Arquitectura Popular Dominicana, pp. 33-40. Santo Domingo: Popular, 2009. link.]
- NOBLE, Allen George. Traditional buildings: a global survey of structural forms and cultural functions. London: I. B. Tauris, 2007. link.
- OLIVER, Paul (ed.). Encyclopedia of Vernacular Architecture of the World. Cambridge University Press, 2007. 3 vol.
- SANT'ANNA, Márcia Genésia de (coord.). Arquitetura Popular : Espaços e Saberes. [Online]. Salvador: UFBA. s.d. link.
- TOGNON, M. Uma poética da técnica: a produção da arquitetura vernacular no Brasil. Tese de Doutorado, Unicamp, Campinas, 2016. link.
- WEIMER, Günter. Arquitetura Popular Brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 2005. link.