Artéria comunicante posterior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Artéria comunicante posterior
Artéria comunicante posterior
Representação esquermática do polígono de Willis e artérias do cérebro. A artéria comunicante posterior (no centro da figura) conecta as trifurcações das artérias carótidas internas e as artérias cerebrais posteriores.
O cérebro e as artérias de sua base. O polo temporal do cérebro e uma porção do hemisfério cerebelar foram removidos no lado direito. Vista inferior.
Gray's subject # 573

Na anatomia humana, a artéria comunicante posterior é um par de vasos no lados direito e esquerdo que estão no polígono de Willis. Ela se conecta a três artérias cerebrais do mesmo lado. Anteriormente, é uma porção da trifucação terminal da artéria carótida interna. A artéria cerebral anterior e a artéria cerebral média são os outros dois ramos da trifurcação. Posteriormente ela se comunica com a artéria cerebral posterior.

Patologia[editar | editar código-fonte]

Aneurimas da artéria comunicante posterior são o segundo tipo mais comum de aneurisma do polígono de Willis.[1] (o mais comum é o aneurisma da artéria comunicante anterior) e pode levar a uma paralisia do nervo oculomotor.[2]

Referências

  1. Beck J, Rohde S, Berkefeld J, Seifert V, Raabe A. Size and location of ruptured and unruptured intracranial aneurysms measured by 3-dimensional rotational angiography. Surg Neurol. 2006 Jan;65(1):18-25; discussion 25-7. PMID 16378842.
  2. Dimopoulos VG, Fountas KN, Feltes CH, Robinson JS, Grigorian AA. Literature review regarding the methodology of assessing third nerve paresis associated with non-ruptured posterior communicating artery aneurysms. Neurosurg Rev. 2005 Oct;28(4):256-60. PMID 15947958.
Ícone de esboço Este artigo sobre sistema circulatório é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.