As Duas Faces da Glória

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
As Duas Faces da Glória
Autor(es) William Waack
Idioma Português
País  Brasil
Assunto Força Expedicionária Brasileira (FEB)
Editora Nova Fronteira
Lançamento 1985

As Duas Faces da Glória é um livro escrito pelo jornalista brasileiro William Waack, acerca da Força Expedicionária Brasileira (FEB), lançado em 1985.

Resenha[editar | editar código-fonte]

O jornalista William Waack, conhecido âncora do telejornalismo da Rede Globo de Televisão, procurou mostrar nesse livro, analisando entrevistas feitas e dados pesquisados por ele, em arquivos dos EUA e Alemanha (alguns dos quais reproduzidos parcialmente na obra); que opiniões tiveram alguns de seus adversários alemães e seus aliados norte-americanos, sobre a atuação da Divisão de Infantaria Expedicionária Brasileira, nos campos de batalha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

O resultado, segundo Waack, mostraria que quase nada se sabia no Brasil acerca daquilo que os Aliados e os alemães haviam dito e escrito sobre a FEB, durante a guerra. Para o autor, fica evidente a contradição entre os elogios públicos à atuação da FEB e as críticas severas de oficiais norte-americanos encarregados de acompanhar ou instruir os militares brasileiros, para quem os "pracinhas" seriam, no mínimo, soldados pouco afeitos à disciplina militar.

Apesar de fontes em contrário,[1] pelo fato da FEB ser apenas uma entre 20 divisões aliadas na Frente italiana, e por estar integrada ao IV Corpo do V Exército dos EUA, utilizando uniformes e equipamento fornecidos pelos estadunidenses, Waack afirma por ex. que seus soldados sequer eram distinguidos dos norte-americanos, pelos alemães.[2] O autor no entanto, não explica, entre outras coisas, porque além do serviço de propaganda alemã direcionar (via artilharia e aviões) panfletos em português aos brasileiros, a rádio Berlim tinha um programa específico (também em português), dirigido às tropas brasileiras.[3][4][5][6]

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Böhmler, Rudolf. "Monte Cassino" Editora Flamboyant, 1966 ASIN B000MMKAYM
  • Braga, Rubem. "Crônicas de Guerra - Com a FEB na Itália" 1ª Ed. 1964 ISBN 8501027758 (ed. 1996)
  • Edwards, Paul M. "Between the Lines of World War II: Twenty-One Remarkable People and Events" (em inglês) McFarland & Co. Inc. Publishers 2010 ISBN 9780786446674. Capítulo 9 "The Smoking Cobras".
  • Oliveira, Dennison de. "Os soldados brasileiros de Hitler" Ed. Jurua, 2008. ISBN 9788536218724
  • "Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro" Imprensa Nacional
  • Silveira, Joel. "As duas guerras da FEB" Idade Nova Ed., 1965

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. v. por ex. Böhmler, 1966 Capítulo IX; Relato sobre as tropas brasileiras, do comandante da 1ª Divisão de Paraquedistas Alemães. Menção digna de nota, pois era comandante em uma divisão que, como unidade completa, sequer entrou em contato direto com a FEB.
  2. O autor também omite ou desconhece por ex., a prática de alguns povos europeus, como os alemães, especialmente até aquela época de chamarem genericamente "Americanos", a todas as pessoas oriundas da América (Continente). Para a confusão e diferença entre Amerikaner (da América, Continente) e Amerikanischen (dos EUA, País), em relação ao tema, v. por ex. Oliveira, 2008 ("Os soldados brasileiros de Hitler"), Capítulo "O caso Der Amerikaner ".
  3. Braga, 1964 - Págs. 71-72.
  4. "Revista do IHGB, 2001 Último número anual; pág. 89
  5. Silveira, 1965 - Pág.74
  6. Edwards, 2010. Pág. 90, 3º Parágrafo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]