As Irmãs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As irmãs é um conto de James Joyce, o primeiro de uma série de contos intitulados Dublinenses. O Jornal Irlandês Homestead publicou uma primeira versão do conto no dia 13 de agosto de 1904. Foi a primeira obra de ficção de Joyce.[1]

Resumo da Trama[editar | editar código-fonte]

As Irmãs retrata o relacionamento entre um garoto sem nome e o enfermo padre Flynn. O padre, que havia sido liberado de seus deveres como sacerdote, atuou como mentor do menino assumindo os deveres clericais de um padre católico.

A história começa com o rapaz contemplando a doença do padre e sua morte iminente. Mais tarde, enquanto o rapaz come seu jantar, sua tia, tio e o velho Cotter têm uma conversa na qual o menino é informado de que o padre havia morrido. A conversa foca no padre e sua relação com o garoto.

Naquela noite, o rapaz é assombrado por imagens do padre, e sonha em escapar para uma terra misteriosa.

No dia seguinte, o garoto vai ler o anúncio de que o padre havia morrido, e então caminha, meditando sobre seu sonho e seu relacionamento com o padre.

Por fim, o garoto e a tia visitam as irmãs Eliza e Nannie. Elas oferecem comida e bebida, e então Eliza e a tia iniciam uma conversa que revela que o padre Flynn aparentemente sofrera de um colapso mental depois de ter acidentalmente quebrado um cálice. O diálogo então se encerra.

Análise Literária[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Dublinenses

A figura do padre Flynn é, de maneira recorrente, associada à imagem da Igreja Católica na Irlanda. A data de sua morte, por exemplo, é o dia primeiro de julho de 1895. Primeiro de julho é a data da festa do preciosíssimo sangue de Nosso Senhor, enquanto o ano de 1895 faz alusão ao centenário de Maynooth, o mais importante seminário Católico da Irlanda. Consequentemente, a paralisia presente na figura do padre, que também é característica das personagens que o rodeavam, é considerada pela crítica como uma representação da paralisia da Igreja Católica e seu efeito nos irlandeses.[2] A mesma temática aparece em outras obras de Joyce, como O retrato do artista quando jovem.[3]

A paralisia é um tema crucial nos Dublinenses, e se manifesta no jovem protagonista de As irmãs na forma como ele se mostra, ao mesmo tempo, libertado pela morte do padre e incapaz de superar os ensinamentos que recebeu do sacerdote.[4]

Versões Online[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Dubliners. «The Sisters» (em inglês) 
  2. Benstock, Bernard, "Joyce's 'The Sisters,'" Explicator, vol. 24 (setembro, 1965), item 1.
  3. Albert, Leonard, "Gnomonology: Joyce's 'The Sisters,'" James Joyce Quarterly, vol. 27, número 2 (inverno de 1990), p. 353–364.
  4. Bremen, Brian A., "'He Was Too Scrupulous Always': A Re-examination of Joyce's 'The Sisters,'" James Joyce Quarterly, vol. 22, número 1 (Outono de 1984), p. 55–66.