Astalavista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Astalavista

Slogan The hacking & security community
Requer pagamento? Não
Gênero Motor de busca, Hacking Underground
Cadastro Não obrigatório mas aconselhável
País de origem Todo o mundo
Idioma(s) Vários
Lançamento 1997
Endereço eletrônico http://astalavista.com

Astalavista é um motor de busca especializado em informações sobre segurança computacional que iniciou suas operações em 1997. Na prática funciona como um site de buscas para softwares utilizados para dar funcionalidade a cópias ilegais de software proprietário (também conhecidos como cracks e keygens) ou explorar falhas de segurança (também conhecidos como exploits). Contudo, e com o passar dos anos e devido aos conteúdos únicos publicados, aos updates constantes e à quantidade de serviços prestados por este grupo o site Astalavista tornou-se um culto para os muitos visitantes que tem, sendo estes mais de 100,000 únicos por dia [1] sendo grande parte destas visitas incluídas nos seguintes grupos:

  • Administradores de sistemas
  • Hackers
  • Universitários e pessoas em projectos de pesquisa
  • Representantes de várias empresas nacionais e multinacionais de grande e pequena dimensão
  • Utilizadores novatos

Administradores de sistemas[editar | editar código-fonte]

Astalavista é um "de facto" onde os administradores de sistemas conseguem, além de encontrar as últimas ferramentas para testarem as suas redes, encontrar as últimas notícias, exploits, recursos,etc...

Hackers[editar | editar código-fonte]

Na perspectiva dos hackers, Astalavista é um culto e sempre o será, para muitos este foi o primeiro website que encontraram quando começaram as suas pesquisas em "como ser um hacker" e, muito ajudados por esta comunidade retornam diariamente e contribuem activamente para o seu desenvolvimento e manutenção, um website feito por hackers para hackers, por profissionais de segurança para profissionais de segurança, por todos... para todos!

Universitários e pessoas em projectos de pesquisa[editar | editar código-fonte]

Como fonte de recursos de segurança o Astalavista encontra-se num dos lugares do topo de procura! Milhares de pessoas pesquisam os seus directórios diariamente e a maioria delas encontra o que procura.

Representantes empresariais[editar | editar código-fonte]

Para o administrador empresarial/Gerente, é boa prática assegurar que a sua empresa está protegida a todos os níveis e nos dias que correm, os serviços web e a presença online é uma prioridade. Gerentes/Administradores acedem ao Astalavista para eles próprios se manterem actualizados com as mudanças do mercado e do Underground no que toca a segurança e insegurança informática pressionando assim os seus departamentos de informática e/ou de segurança para uma resposta rápida, eficaz e pronta a incidentes e prevenção em geral.

Utilizadores novatos[editar | editar código-fonte]

Para muitos utilizadores novatos, a possibilidade de interagir com pessoas com muito mais experiência do que eles é tudo! Para estes,(Newbies,N00bs,Novatos,script kiddies,etc...) interagir com uma comunidade com grande reputação e história, assim como com grandes quantidades de recursos necessários no dia-a-dia, é a grande razão que os leva a visitar o site dia após dia ou mesmo hora após hora! A sede de conhecimento gerada por estes leva a que cada vez mais o site se desenvolva numa larga escala e de forma cada vez mais amigável para cada grupo de utlizadores.

O nome Astalavista é um trocadilho com Altavista, nome de outro mecanismo de busca. O trocadilho soa de forma semelhante a frase "hasta la vista, baby!" dita pelo personagem de Arnold Schwarzenegger no filme O Exterminador do Futuro.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.