Ausenda Guterres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ausenda Guterres
Rainha de Leão
Reinado 931
Sucessor(a) Urraca Sanches de Pamplona
 
Descendência Ver descendência
Pai Guterre Ozores de Coimbra
Mãe Aldonça Mendes

Ausenda Guterres (em castelhano: Adosinda Gutiérrez; falhecida depois de 941) foi rainha pelo seu casamento cerca de 925 com o infante Ramiro, que em 931 foi proclamado rei de Leão e é conhecido com o nome de Ramiro II.

Vida[editar | editar código-fonte]

Foi filha de Guterre Ozores de Coimbra e de Aldonça Mendes,[1] filha do conde Hermenegildo Guterres, e aparentada com a mais alta nobreza galaico-portuguesa. Por razões de consanguinidade ou políticas, foi repudiada cerca de 931[1] por seu marido o rei que para o ano seguinte já havía contraído matrimônio com Urraca Sanches de Pamplona, filha de Sancho Garcês I[2]

Após a separação de Ramiro II, Ausenda foi monja no Mosteiro de São Salvador de Celanova onde aparece em janeiro de 941 com seus irmãos confirmando uma doacão feita por seus pais ao cenóbio e onde provavelmente morreu e foi enterrada.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Galeria do claustro velho do Mosteiro de Celanova

Do seu casamento com o rei Ramiro II teve:

Notas[editar | editar código-fonte]

[a] ^ Ibne Haiane em Muqtabis el Matín diz que Garcia foi o genro do rei Ramiro. Já que sua segunda esposa foi irmã do rei de Pamplona, é mais provável que Teresa fora a filha de Ausenda, a primeira esposa de Ramiro.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]