Bênção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Bênção, de uma maneira geral, é uma expressão proferida oralmente constituindo de um desejo benigno para uma pessoa, grupo ou mesmo uma instituição, que pressupõe um efeito no mundo espiritual, de modo a afetar o mundo físico, fazendo com que o desejo se cumpra. Existem variações e especificações conforme a religião.

No hebraico, a palavra bênção (berekhah) vem de uma raiz (barakeh, beirakheh) que significa ajoelhar, abençoar, exaltar, agradecer, felicitar, saudar. Tanto no hebraico quanto no grego (eulogia) apresenta um sentido de concessão de alguma coisa material. Todavia, a forma grega acrescenta ainda os bens espirituais. Nos dicionários, consta como ação de benzer, favor divino, graça.

Cristianismo[editar | editar código-fonte]

Bênção:

  • 1) antônimo de maldição (Dt 11:26).
  • 2) promessa de bons presságios para o povo de Deus (Gn 12:2, Lv 25:21).
  • 3) a poderosa mão de Deus.
  • 4) algo dado por Deus a nós (Dt 16:17).

A bênção foi mencionada, na Bíblia, pela primeira vez em Gênesis 12:2, "Farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; sê tu uma bênção." (VRA). A bênção dada aqui a Abraão, foi que este seria uma grande nação, que o nome deste seria engrandecido e que Abraão deveria abençoar assim como a ele foi abençoado.

Outro exemplo claro se encontra em Lv 25:21 - "Então eu mandarei a minha bênção sobre vós no sexto ano, e a terra produzirá fruto bastante para os três anos."

Há casos em que a bênção é mencionada como sendo algo dado por Deus àqueles que são seus, Dt 16:17 - "Cada qual oferecerá conforme puder, conforme a bênção que o Senhor teu Deus lhe houver dado."

Poderá ser alcançada mediante uma vida de obediência aos mandamentos de Deus (Dt 28).

Gênesis 1.28 é a primeira citação Bíblica de Deus abençoando o homem: E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Já a sua primeira citação de de Deus abençoando algo é em Gênesis 1.22: E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.

A mais bonita e significante citação Bíblica de Deus abençoando o homem esta em Efésios 1.3 onde a o Apostolo Paulo nos relata que não uma só benção que ele não houvesse proferido sobre o cristão: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Bênção
Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.