Balanço de massa
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Maio de 2017) |
Um balanço de massa (também chamado um balanço material) é uma aplicação do princípio da conservação da massa para a análise de sistemas físicos. Pela contabilidade (medição) de material entrando e deixando um sistema, fluxos de massa podem ser identificados, os quais podem ser desconhecidos ou difíceis de serem conhecidos sem esta técnica. A exata lei de conservação usada na análise do sistema depende do contexto do problema, mas tudo é resolvido pela conservação da massa, isto é, que matéria não pode desaparecer ou ser criada espontaneamente.
Balanços de massa são amplamente utilizados em engenharia e análises ambientais. A teoria do balanço de massas é usada para o projeto de reatores químicos, na análise de processos alternativos para produzir produtos químicos, bem como em modelos de dispersão de poluição e outros modelos de sistemas físicos. Técnicas de análise intimamente relacionadas e complementares incluem o balanço de população, balanço de energia e balanço de entropia. Estas técnicas são necessárias para o completo projeto e análise de sistemas, como o ciclo de refrigeração.
Em monitoramento ambiental, o termo cálculos de budget (aproximadamente levantamento) é usado para descrever as equações de balanço de massa, sendo utilizadas para avaliar os dados de monitorização (comparando as entradas e saídas, etc). Em biologia, a teoria budget de energia dinâmica para a organização metabólica faz uso explícito dos balanços de tempo, massa e energia.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- «The Material Balance for Chemical Reactors» (PDF) (em inglês). - jbrwww.che.wisc.edu
- PHILIP K. HOPKE; Chemical mass balance - www.wiley.com (em inglês)
- R. B. Bird, W. E. Stewart, and E. N. Lightfoot. Transport Phenomena. John Wiley & Sons, New York, second edition, 2002.
- M. Feinberg and P. Ellison. General kinetic bounds on productivity and selectivity in reactor-separator systems of arbitrary design: I. Principles. Ind. Eng. Chem. Res., 40(14):3181±3194, 2001.
- O. A. Hougen and K. M. Watson. Chemical Process Principles. Part Three: Kinetics and Catalysis. John Wiley & Sons, New York, 1947