Baldwin Spencer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Baldwin Spencer
Baldwin Spencer
Baldwin Spencer
3.º Primeiro-ministro de Antígua e Barbuda
Período 24 de agosto de 2004
a 13 de junho de 2014
Antecessor(a) Lester Bird
Sucessor(a) Gaston Browne
Dados pessoais
Nascimento 8 de outubro de 1948 (75 anos)
Antígua, Antígua e Barbuda
Partido United Progressive Pary - UPP
Profissão político

Winston Baldwin Spencer (8 de outubro de 1948) é um político antiguano, foi primeiro-ministro de Antígua e Barbuda de agosto de 2004 até junho de 2014.

Carreira política[editar | editar código-fonte]

Líder da Oposição[editar | editar código-fonte]

Por um quarto de século, ele foi um líder sindical proeminente no Sindicato dos Trabalhadores de Antígua e Barbuda. Ele foi eleito pela primeira vez para o Parlamento em 1989.

Em 1992, Spencer desempenhou um papel fundamental na formação do United Progressive Party. Anteriormente, ele serviu como líder do United National Democratic Party e liderou reuniões colaborativas com o Antigua Caribbean Liberation Movement que resultaram na formação do United Progressive Party. Após a formação do partido, Spencer se tornou o líder político do partido e o líder da oposição no Parlamento.

Como líder da oposição, Baldwin Spencer organizou manifestações públicas e fez greve de fome para defender a reforma eleitoral após as amplamente criticadas eleições de 1999. Sua defesa levou à formação de uma Comissão Eleitoral independente para supervisionar as eleições em Antígua e Barbuda. Ele também liderou a luta para garantir que a oposição tivesse acesso à mídia estatal, como a estação de televisão Antigua Broadcasting Service (ABS). Para esse fim, ele entrou com uma ação e levou o Governo de Lester Bird ao tribunal, argumentando que, em uma sociedade democrática, os cidadãos têm o direito de ouvir uma perspectiva política oposta sobre as ondas de rádio do governo.

Primeiro ministro[editar | editar código-fonte]

Em 2004, Baldwin Spencer liderou o United Progressive Party a uma vitória esmagadora nas eleições gerais. Ele derrotou o partido (ALP) de Lester Bird, que governou Antígua e Barbuda nos 28 anos anteriores. No governo, ele promoveu um trio de boas reformas governamentais: um programa nacional de merenda escolar, aumentando o salário mínimo e pagando todos os funcionários públicos.

Internacionalmente, Baldwin Spencer é conhecido como um diplomata habilidoso que ajudou seu país a assumir a liderança do Grupo dos 77 em 2008. Ele recebeu a ordem máxima da Costa do Marfim, o Comandante da Ordem Nacional. Ele também foi reconhecido pelas Nações Unidas por sua liderança, recebendo o Prêmio de Realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em reconhecimento por seu trabalho promovendo a causa do desenvolvimento internacional.[1]

A UPP venceu as eleições de março de 2009 com uma maioria reduzida de nove dos 17 assentos. O próprio Spencer derrotou a candidata do ALP Gail Christian no distrito eleitoral de St John's Rural West, recebendo 2 259 votos contra 1 753 de Christian. Spencer disse nesta ocasião que "não seria business as usual", e ele foi prontamente empossado para outro mandato como primeiro-ministro quando a contagem de votos foi concluída.[2]

Após 10 anos no poder, a UPP foi derrotada pela ALP na eleição geral realizada em 12 de junho de 2014. Dos 17 assentos, a UPP manteve apenas três; Spencer foi reeleito para seu próprio assento por uma margem muito estreita. Spencer aceitou a derrota, dizendo que o povo havia claramente escolhido o ALP. Ele foi sucedido como primeiro-ministro pelo líder do ALP, Gaston Browne, em 13 de junho.[3]

Referências

  1. «uppantigua.com». www.afternic.com. Consultado em 3 de outubro de 2021 
  2. "UPP wins, but Bird back in parliament", Caribbean360.com, 13 March 2009
  3. Jacqueline Charles, "Browne becomes new prime minister of Antigua, youngest ever", Miami Herald, 13 June 2014


Precedido por
Lester Bird

3° Primeiro-ministro de Antígua e Barbuda

2004 - 2014
Sucedido por
Gaston Browne