Bambu-chinês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fazer merge com Mossô


Como ler uma caixa taxonómicaBambu-chinês
Bamboo forest.jpg

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Subclasse: Commelinidae
Ordem: Poales
Família: Poaceae
Género: Bambusa
Espécie: B. mitis
Nome binomial
Bambusa mitis
(Lour.) Steud., 1821

O bambu-chinês (Bambusa mitis rebatizado de Phyllostachys edulis) é uma planta da família das gramíneas, nativa do Oriente - Sul da China.

A autoridade científica da espécie é (Lour.) Steud., sendo que o The Plant List aponta 2 sinónimos.[1] O nome aceito para a espécie é Bambusa vulgaris Schrad. in J.C.Wendland.[2]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Caracteristicas: Possui colmos verde-escuros e folhas compridas e largas, verde-claras.


Utilidade: Fornece material pouco resistente utilizado em marcenaria e cestaria, porém é excelente para lenharia.Os brotos do Bambu Chines, são comestíveis

'Variações de nome:'bambu-bengala e bambu-verde.

Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente cinco anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo.

Durante cinco anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas… uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída. Então, no final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.

Ao contrário das árvores, todos os bambus têm potencial para crescer a altura total e perímetro em uma única estação de crescimento de 3-4 meses. Durante esta primeira temporada, a moita de rebentos crescem na vertical, sem ramificação. No ano seguinte, a parede polposa de cada colmo ou haste lentamente se seca e endurece. O colmo começa a brotar galhos e folhas de cada nó. Durante o terceiro ano, o colmo endurece ainda mais. O gomo é agora considerado um colmo totalmente maduro. Durante os próximos 2-5 anos (dependendo da espécie), fungos e mofos começam a se formar na parte externa do colmo, que eventualmente penetra e domina o colmo. Cerca de 5-8 anos mais tarde (dependendo do clima e das espécies), o crescimento de fungos e mofo causam o colapso do colmo e a sua decadência. Esta breve vida significa que os colmos estão prontos para a colheita e adequam-se para uso em construção dentro 3-7 anos.

Medições: Máxima altura do culmo - 20 metros Máximo diâmetro - 20 centímetros Luz - muito sol Temperatura - entre -4 e 25 C Rizoma paquimorfo - cresce em moitas

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre gramíneas (família Poaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.