Saltar para o conteúdo

Banco de Brasília: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Brazuca100 (discussão | contribs)
Linha 25: Linha 25:
== {{Ligações externas}} ==
== {{Ligações externas}} ==
* {{Link||2=http://www.brb.com.br |3=Site oficial}}
* {{Link||2=http://www.brb.com.br |3=Site oficial}}
* [http://linearweb.com.br/site-para-imobiliarias Site para imobiliárias] é com a Linearweb.



{{esboço-banco}}
{{esboço-banco}}

Revisão das 23h42min de 1 de novembro de 2012

(BRB)
Banco de Brasília S.A.
BRB
Sociedade de Economia Mista
Slogan É de Brasília, é da gente.
Fundação 10 de dezembro de 1964 (59 anos)
Sede Brasília, DF, Brasil Brasil
Website oficial www.brb.com.br

O Banco de Brasília S.A. (BRB) é um banco público brasileiro, cujo maior acionista é o Governo do Distrito Federal. Criado em 1964, seu nome original era Banco Regional de Brasília, alterado em 1986 para Banco de Brasília.

Fora do DF, o banco possuí agências nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em 19/11/2010, inaugurou sua 102ª agência, localizada na Área de Desenvolvimento Econômico de Águas Claras - ADE Águas Claras.(fonte, site oficial do banco)

O BRB, sociedade de economia mista, cujo acionista majoritário é o Governo do Distrito Federal, foi criado em 10 de dezembro de 1964 (Lei Federal 4545) obtendo, do Banco Central do Brasil, autorização para funcionar em 12 de julho de 1966. Com sua criação pretendia-se dotar o Distrito Federal de um agente financeiro que possibilitasse captar recursos necessários para o desenvolvimento da região. Em 1986, teve sua denominação alterada de Banco Regional de Brasília S.A. para Banco de Brasília S.A., permanecendo a sigla BRB. Em 1991, transformou-se em banco múltiplo com as seguintes carteiras: Comercial, Câmbio, Desenvolvimento e Imobiliária. Fazem parte do conglomerado financeiro, como empresas coligadas, a BRB - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, a BRB - Crédito, Financiamento e Investimento e a Corretora Seguros BRB. Há uma participação acionária de 45% na empresa de cartões - Cartão BRB S.A. e de 3,5% como sócio-fundador da Companhia Brasileira de Securitização - CIBRASEC. (fonte, site oficial do banco)

Operação Aquarela

Uma operação conjunta da Polícia Civil, da Receita Federal e do Ministério Público Federal do Distrito Federal e Territórios prendeu no dia 19 de junho de 2.007 pessoas em São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Paraná suspeitas de participarem de uma suposta quadrilha que desviava verbas públicas. Entre os presos está Tarcísio Franklin de Moura, ex-presidente do BRB (Banco de Brasília). (folha online)

O escândalo envolvendo o nome do BRB, e a prisão do seu ex-presidente Tarcísio Franklin de Moura, maculou a imagem de instituição séria que o BRB sempre teve junto a população do Distrito Federal.

O ex-presidente do BRB ainda responde a diversas ações na justiça do Distrito Federal, a maioria proposta pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, algumas por irregularidades apontadas pelo MPDFT no contrato de publicidade entre o BRB e a Jimenez & Associados.

Ligações externas


Ícone de esboço Este artigo sobre um banco ou instituição financeira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.