Bandeira da Gagaúzia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira da Gagaúzia
Bandeira da Gagaúzia
Proporção 1:2
Adoção 1995
Tipo Bandeira do Estado
Bandeira étnica (19 de agosto de 1990 - 1992). Proporção 3:5
Bandeira civil (1992-1995). Proporção 1:2

A Bandeira da Gagaúzia (em gagauz: Yerin bayraa, em romeno: Drapelul Găgăuziei) é o símbolo oficial da entidade territorial-autônoma de Gagauzia da República da Moldávia. A bandeira estatal reflete os seus princípios democráticos, simboliza o passado, o presente e o futuro do povo gagauz, confirma as tradições históricas de igualdade, amizade e solidariedade de todos os cidadãos que vivem na Gagauzia.

A bandeira foi aprovada pela lei local de 31 de outubro de 1995 nº 2-IV/I “Sobre a bandeira da Gagauzia”.[1][2]

Descrição[editar | editar código-fonte]

"A bandeira da Gagauzia é uma tela retangular composta por três listras coloridas dispostas horizontalmente na seguinte sequência, de cima para baixo: azul - 60% da largura da bandeira, listras brancas e vermelhas de igual largura de 20% cada.

As estrelas douradas estão dispostas em um triângulo equilátero em um fundo azul. A distância do centro da primeira estrela até a haste é de 30 cm, a distância do centro da mesma estrela até as bordas da faixa azul em largura e a distância dos centros das estrelas em relação umas às outras é de 30 cm. O diâmetro do círculo circunscrito da estrela é de 15 cm. A proporção entre a largura e o comprimento da bandeira é de 1:2".

História[editar | editar código-fonte]

A primeira bandeira da Gagaúzia foi adotada com a declaração de independência da RSS da Moldávia, com a formação da RSS da Gagaúzia dentro da URSS (o governo da URSS não apoiou a decisão).[3][4] A bandeira assumiu sua forma moderna em 1995.

A Lei sobre a Bandeira da Gagaúzia permite o uso de uma versão simplificada da bandeira, sem estrelas e listras brancas, para uso não governamental (por exemplo, pessoal e comercial). Somente a bandeira do Estado é válida para uso governamental.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bandeira da Gagaúzia

Referências

  1. «Гагаузия - официальный сайт // Символика Гагаузии». web.archive.org. 17 de janeiro de 2019. Consultado em 14 de março de 2024 
  2. «Закон "О флаге Гагаузии (Гагауз Ери)"». web.archive.org. 8 de junho de 2014. Consultado em 14 de março de 2024 
  3. «флаги Гагаузии». www.vexillographia.ru. Consultado em 14 de março de 2024 
  4. «ГАГАУЗИЯ, ОБЩИЕ СВЕДЕНИЯ - Справка - БД "Лабиринт"». web.archive.org. 18 de dezembro de 2010. Consultado em 14 de março de 2024 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.