Gagaúzes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gagaúzes
Gagauz-children.jpg
Gagaúzes com roupas tradicionais.
População total

~ 300 000

Regiões com população significativa
Línguas
gagauz
Religiões
Igreja Ortodoxa Russa

Os gagaúzes[1] (singular: gagauz) são um povo de língua turcomana e majoritariamente cristãos ortodoxos, provenientes da região da Gagaúzia, na atual República da Moldávia, e do sudoeste da Ucrânia (Budjak). A comunidade total de gagaúzes no mundo é formada por aproximadamente 300 mil pessoas.

Distribuição geográfica[editar | editar código-fonte]

O povo gagauz fora da Moldávia vive principalmente nas regiões ucranianas de Odessa e Zaporíjia, bem como no Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Bulgária, Grécia, Romênia, Brasil, Turcomenistão, Bielorrússia, Estônia, Letônia, Geórgia, Turquia,[2] e na região russa da Cabárdia-Balcária.

Há cerca de 20 mil descendentes de gagaúzes que vivem na Bulgária, além de mais de 3 mil que vivem nos Estados Unidos, no Brasil e no Canadá.

Referências

  1. «Proposta de resolução sobre a situação na Gagaúzia - B7-0182/2014». www.europarl.europa.eu. Consultado em 10 de julho de 2015 
  2. «The Gagauz». Russia.rin.ru. Consultado em 10 de janeiro de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre etnologia ou sobre um(a) etnólogo(a) é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.