Bandeira de Toquelau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bandeira de Toquelau aprovada em Maio de 2008

Sendo actualmente Toquelau um território não-soberano da Nova Zelândia, a bandeira da Nova Zelândia é a bandeira oficial de Toquelau. Uma bandeira alternativa e não-oficial é frequentemente utilizada pelos ilhéus. É muito provável que, caso Toquelau se torne independente, uma nova bandeira será a oficial. Em 2006 realizou-se em Toquelau um referendo visando a sua auto-determinação; a proposta foi declinada (houve apoio mas não de maioria absoluta), e em 2007 foi realizado outro referendo com o mesmo teor, sendo a proposta recusada de novo, desta vez por uma margem de 16 votos.

Em Junho de 2007 o parlamento regional (General Fono) decidiu acerca da futura bandeira, do hino e do símbolo nacional de Toquelau. As três estrelas da bandeira não-oficial (que não será a futura bandeira de acordo com o General Fono) representam os três atóis que constituem as ilhas de Toquelau.

No mês de Maio de 2008, o General Fono aprovou as versões finais dos símbolos nacionais de Toquelau. O modelo da bandeira aprovado baseia-se na proposta de 2007 com modificações ao arranjo das estrelas; figura o Cruzeiro do Sul em vez uma representação geográfica das ilhas. Foi também aprovado um emblema nacional. A bandeira tornou-se oficial em 7 de setembro de 2009.

Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.