Bandeira do Império Otomano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bandeira do Império Otomano
Bandeira do Império Otomano
Aplicação
Proporção 2:3
Adoção 1844
Cores
  Vermelho
  Branco
Tipo Nacionais

Considera-se bandeira do Império Otomano qualquer uma das bandeiras utilizadas pelos Sultões da Dinastia Otomana. Várias bandeiras foram usadas durante o Império Otomano, tendo o sultão usado também em diferentes ocasiões, distintas bandeiras pessoais. Devido à complexa organização social e política do Império Otomano, durante a maior parte da sua história não houve apenas uma bandeira nacional, até 1844. Em 1844, como parte das reformas do Império Otomano, a primeira bandeira nacional oficial do Império Otomano foi adoptada. Essa bandeira, com uma estrela de cinco pontas e um crescente, forma também a base da actual bandeira da Turquia, república sucessora do Império Otomano em 1923.

Sinalizadores iniciais[editar | editar código-fonte]

Os exércitos otomanos pré-modernos usavam o padrão de estandartes em vez de bandeiras. Esses padrões permaneceram em uso ao lado de bandeiras até o século XIX

Estrela e crescente bandeira[editar | editar código-fonte]

Após a conquista de Constantinopla em 1453, a lua crescente e o símbolo da estrela começaram a ser usados ​​nas bandeiras dos povos turcos.As bandeiras otomanas eram originalmente geralmente verdes, mas a bandeira foi definida como vermelha por decreto de 1793 e uma estrela de oito pontas foi adicionada. A versão vermelha da bandeira se tornou onipresente no reinado de Selim III.A estrela de cinco pontas não apareceu até a década de 1840.






Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bandeira do Império Otomano