Banqueta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tamborete (estilo Império), no Castelo de Fontainebleau.

Banqueta ou tamborete é um pequeno banco, geralmente em madeira, baixo e pequeno, sem braços nem espaldar com assento para apenas uma pessoa. Muito utilizado em lares humildes e em bares. Ele recebeu esse nome porque é feito de couro de animal (o mesmo material usado para fazer tambores) no início ele se parecia muito com tambores, mas era menor, por isso "tamboretes".

Em pelo menos uma universidade no Brasil, Universidade Federal de Campina Grande (antes de 2002, era UFPB campus 2), esse termo era usado coloquialmente pelos alunos para designar disciplinas exigidas para se formar, que desviavam do principal objetivo do curso. Por exemplo, sociologia industrial para alunos de engenharia. Esses curso podiam ser cursado em qualquer semestre porque eram sem requisito de curso anterior, e os outros cursos exigidos para conseguir o diploma podiam ser cursados sem ter feito o pre-requisito antes.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.