Antônio Martins da Cruz Jobim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Barão de Cambaí)
Armas do barão de Cambaí.

Antônio Martins da Cruz Jobim, Barão de Cambaí, (Rio Pardo, 20 de novembro de 1809São Gabriel, 17 de junho de 1869) foi um comerciante brasileiro.

Filho de tenente José Martins da Cruz Jobim, português da freguesia de Jovim, no conselho de Gondomar, e de sua primeira esposa, Eugénia Rosa Joaquina Pereira Fortes, Antônio foi enviado jovem ao Rio de Janeiro para aprender sobre comércio, tendo alcançado grande fortuna, casou-se com Anna de Sousa Brasil.

Sua meia-irmã, Maria Joaquina, foi bisavó do famoso cantor Tom Jobim.

Foi irmão inteiro do barão de Cambaí o conselheiro José Martins da Cruz Jobim, médico da Família Imperial de 1831 a 1878, deputado e senador do Império do Brasil, diretor do Hospício Dom Pedro II, na Urca, e co-fundador da Academia Imperial de Medicina em 1829 e 1834, tetravô de S.E. Maria Augusta de Araújo Jobim, condessa de Wilson.

Durante a Revolução Farroupilha, colaborou com o lado legalista, tendo por isso sido agraciado com a Imperial Ordem da Rosa, com a comenda da Imperial Ordem de Cristo e finalmente com o título de barão, em 1859. Durante a Guerra do Paraguai, Antônio fez duas importantes doações para ajudar nos gastos com a guerra.

Residiu por muitos anos em São Gabriel, onde faleceu.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • PORTO ALEGRE, Achylles. Homens Illustres do Rio Grande do Sul. Livraria Selbach, Porto Alegre, 1917.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.