Barragem de Fagilde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Barragem de Fagilde é uma barragem portuguesa, que resultou de um projecto de 1979, da responsabilidade da Empresa Hidroprojecto, e foi concluída, no ano de 1984, pela firma Zagope, S.A.R.L. Construida em pleno leito do Rio Dão, esta barragem teve como objectivo o fornecimento, parcial, de água urbana aos concelhos vizinhos, tais como Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo.

A parte construida do lado direito do Rio Dão localiza-se na freguesia de Povolide, concelho e Distrito de Viseu, enquanto o seu lado esquerdo se localiza na freguesia de Fornos de Maceira Dão, concelho de Mangualde e, igualmente, Distrito de Viseu. O nome de Barragem de Fagilde deve-se à circunstância de se localizar muito perto da povoação de Fagilde.

As suas coordenadas geográficas situam-se, em latitude, nos 40º 38´ 21´´ N e, em longitude, nos 07º 47´ 00´´ W. Barragem em betão e de estrutura tipo “Arco Abóboda” com três contra fortes, tem 27,0 metros de altura, acima da fundação (fundação em granito ) e 18,5 metros de altura acima do terreno natural. A cota de coroamento é de 312,5 metros e o comprimento de coroamento é de 63,3 metros. Contém um descarregador de cheias no corpo da barragem com duas comportas e uma capacidade máxima de descarga de 515 m³/s.

A área da albufeira é de 7,5 hectares e a capacidade desta é de 2800×1000 m³

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.