Saltar para o conteúdo

Basílica do Sagrado Coração do Cristo Rei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Basílica do Sagrado Coração do Cristo Rei
Sacro Cuore di Cristo Re
Basílica do Sagrado Coração do Cristo Rei
Fachada
Informações gerais
Estilo dominante Racionalista italiano
Arquiteto Marcello Piacentini
Início da construção 1920
Fim da construção 1934
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 55′ 03″ N, 12° 27′ 55″ L
Mapa
Localização em mapa dinâmico

Sacro Cuore di Cristo Re ou Basílica do Sagrado Coração do Cristo Rei é uma igreja titular e basílica menor de Roma, Itália, construída entre 1920 e 1934 por Marcello Piacentini e dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.

O cardeal-diácono protetor da diaconia do Sagrado Coração do Cristo Rei é Stanisław Ryłko.

A ideia de construir uma nova igreja no novo distrito Della Vittoria (literalmente "da vitória", uma homenagem à vitória na Primeira Guerra Mundial) veio de Ottavio Gasparri, membro do instituto religioso do Sagrado Coração de Jesus. A igreja chamar-se-ia "Tempio della Pace"[1], uma lembrança aos mortos e feridos na Grande Guerra. A construção começou em maio de 1920 (ou 1924[1]) e seu projeto foi inspirado nas igrejas romanas do século XVI.

A construção foi interrompida pela morte de Gasparri em 1929 e, nos dois anos seguintes, Piacentini propôs mudanças radicais, seguindo a moda inspirada pela emergência da arquitetura racionalista (que se tornou o racionalismo italiano), e Sacro Cuore tornou-se um ponto de ruptura para a arquitetura sacra no contexto romano. As obras reiniciaram em 1931 e a igreja foi inaugurada em 1934.

Em 31 de outubro de 1926, o papa Pio XI fez dela uma igreja paroquia através da constituição apostólica Regis pacifici. Em 5 de fevereiro de 1965, foi elevada a igreja titular pelo papa Paulo VI através da constituição Sacrum Cardinalium Collegium. No final do mesmo ano, com o motu proprio "Recentioris architecturae", recebeu o título de basílica menor.

A fachada principal é formada por linhas alternadas de tijolos em diferentes posições (de lado e de frente), com a segunda ordem, os portais e as janelas emolduradas em travertino. A planta, com uma nave central ladeada por dois corredores é uma mistura de cruz latina com uma cruz grega e tem aproximadamente 70 metros de comprimento. A cúpula tem 20 metros de diâmetro. Sobre a porta principal está um alto-relevo de Arturo Martini sobre o Sagrado Coração de Jesus. As estações da cruz são de Alfredo Biagini.

Referências

  1. a b Roma - Guide Rosse d'Italia, Touring Editore, 1999, page 723
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Basílica do Sagrado Coração do Cristo Rei
  • Luigi Monzo: trasformismo architettonico – Piacentinis Kirche Sacro Cuore di Cristo Re in Rom im Kontext der kirchenbaulichen Erneuerung im faschistischen Italien, in: Kunst und Politik. Jahrbuch der Guernica-Gesellschaft, 15.2013, pp. 83-100. ISSN 1439-0205. (em alemão)
  • Massimo Alemanno, Le chiese di Roma moderna - Volume 2, Armando Editore, 2006 (p. 32) (em italiano)
  • C. Rendina, Le Chiese di Roma, Newton & Compton Editori, Milano 2000 (em italiano)