Saltar para o conteúdo

Batalha de Salamina: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 194.79.71.157, para a última versão por Luckas-bot (Huggle)
Linha 5: Linha 5:


[[Ficheiro:Trireme.jpg|right|thumb|250px|Trirreme Grego]]
[[Ficheiro:Trireme.jpg|right|thumb|250px|Trirreme Grego]]
A '''Batalha de Salamina''' foi o combate entre a frota persa, liderada por [[Xerxes]] e a grega, comandada por [[Temístocles]]. O acontecimento deu-se no estreito que separa [[Salamina]] da [[Ática]], possivelmente no dia [[29 de Setembro]] de [[480 a.C.]]<ref>[http://www.livius.org/he-hg/herodotus/diary.html Diary of Xerxes' campaign], ''site'' www.livius.org, baseado em cálculos astronômicos e [[Heródoto]]</ref> e terminou com a vitória grega.
A '''Batalha de ruben''' foi o combate entre a frota persa, liderada por [[Xerxes]] e a grega, comandada por [[Temístocles]]. O acontecimento deu-se no estreito que separa [[Salamina]] da [[Ática]], possivelmente no dia [[29 de Setembro]] de [[480 a.C.]]<ref>[http://www.livius.org/he-hg/herodotus/diary.html Diary of Xerxes' campaign], ''site'' www.livius.org, baseado em cálculos astronômicos e [[Heródoto]]</ref> e terminou com a vitória grega.


Após as vitórias persas na [[Tessália]] e em [[Termópilas]], a devastação da [[Beócia]] e da Ática, o rei persa Xerxes entrou em [[Atenas]], destruindo inclusive os monumentos da [[Acrópole]], desenvolvendo aquela que ficou conhecida pela Segunda Guerra Médica.
Após as vitórias persas na [[Tessália]] e em [[Termópilas]], a devastação da [[Beócia]] e da Ática, o rei persa Xerxes entrou em [[Atenas]], destruindo inclusive os monumentos da [[Acrópole]], desenvolvendo aquela que ficou conhecida pela Segunda Guerra Médica.

Revisão das 10h05min de 19 de janeiro de 2011

Trirreme Grego

A Batalha de ruben foi o combate entre a frota persa, liderada por Xerxes e a grega, comandada por Temístocles. O acontecimento deu-se no estreito que separa Salamina da Ática, possivelmente no dia 29 de Setembro de 480 a.C.[1] e terminou com a vitória grega.

Após as vitórias persas na Tessália e em Termópilas, a devastação da Beócia e da Ática, o rei persa Xerxes entrou em Atenas, destruindo inclusive os monumentos da Acrópole, desenvolvendo aquela que ficou conhecida pela Segunda Guerra Médica.

Enquanto os coríntios e os espartanos defendiam uma aglomeração militar no istmo, Temístocles concentrou a frota de 200 embarcações (trirremes) na baía de Salamina, enfrentando a frota persa, que, apesar do seu maior número, tinha dificuldades evidentes de maneabilidade no espaço exíguo do estreito, pelo que foi completamente derrotada pelos gregos. Xerxes foi obrigado a regressar à Ásia, deixando o comando das tropas restantes ao seu lugar-tenente Mardónio, que seria derrotado em 479 a.C. na batalha de Platea e Micala, nas costas da Ásia Menor.

Diante da necessidade de organizar a defesa e de equipar o exército, Atenas liderou a formação da Confederação de Delos, uma aliança entre várias cidades-estados gregas que deveriam contribuir com navios ou dinheiro nos gastos da guerra.

Ver também

Referências

  1. Diary of Xerxes' campaign, site www.livius.org, baseado em cálculos astronômicos e Heródoto

Fontes

MACAULAY, George Campbell (1914). «The history of Herodotus — Volume 2 by Herodotus, books V to IX». MacMillan and Co. Consultado em 24 de fevereiro de 2008  (em inglês)

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Bom interwiki