Saltar para o conteúdo

Bateria de ião lítio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 41: Linha 41:


== Cuidados ==
== Cuidados ==
As baterias de íon de lítio são facilmente corrompidas, inflamáveis e podem até [[explosão|explodir]] em altas [[temperatura]]s. Nunca a deixe exposta diretamente à [[luz]] do [[sol]], [[curto-circuito]]s ou a abertura da embalagem também podem fazer com que a bateria se inflame.
As baterias de íon de lítio são facilmente corrompidas, inflamáveis e podem até [[explosão|explodir]] em altas [[temperatura]]s. Nunca a deixe exposta diretamente à [[luz]] do [[sol]], [[curto-circuito]]s ou a abertura da embalagem também podem fazer com que a bateria se inflame.E também não coma as baterias.


== Referências ==
== Referências ==

Revisão das 13h58min de 14 de fevereiro de 2009

Bateria de íon lítio
Bateria de íon lítio, Varta, Museum Autovision, Altlußheim, Deutschland

As baterias de íon lítio são um tipo de baterias recarregáveis muito utilizadas em equipamentos eletrônicos portáteis. Armazenam o dobro de energia que uma bateria de hidreto metálico de níquel (ou NiMH) e três vezes mais que uma bateria de níquel cádmio (ou NiCd). Outra diferença da bateria de íons de lítio é a ausência do efeito memória, ou seja, não é preciso carregar a bateria até o total da capacidade e descarregar até o total mínimo, ao contrário da bateria de NiCd.

História

A primeira bateria de lítio começou com G.N. Lewis em 1912, mas somente a partir de 1970 as primeiras baterias de lítio ficaram disponíveis comercialmente. As tentativas de desenvolver baterias recarregáveis de lítio falharam devido a problemas de segurança. Por causa da instabilidade inerente do metal de lítio, especial durante o carregamento, a pesquisa então mudou seu foco para uma bateria não metálica de lítio usando íons de lítio. Embora sua densidade de energia seja ligeiramente inferior ao do metal de lítio, após comprovada a segurança das baterias de íons de lítio (desde que tomadas determinadas precauções na sua carga e descarga), em 1991, a Sony Corporation comercializou a primeira bateria de íon de lítio.

Vantagens

  • Densidade da energia elevada: potencial para capacidades mais elevadas.
  • Carregamento: Não é necessário o carregamento total máximo e tampouco a descarga máxima da bateria antes de uma recarga.
  • Capacidade: A bateria de íons de lítio tem o dobro da capacidade das baterias de níquel.
  • Efeito memória: Não existe o efeito memória ou seja a bateria não "vicia".
  • Carga Muito Maior
  • Menor peso: a baixa densidade do lítio, possibilita a criação de baterias com alta capacidade e bem mais leves, o que facilita o seu uso em equipamentos portáteis.
Exemplo de baterias usadas em computadores de mão e câmaras digitais

Como melhorar a vida útil

  • Carregando: a bateria deve ser frequentemente carregada
  • Descarregando: deve ser evitado ao máximo que a bateria chegue em sua carga mínima, "desligando" o aparelho.

Capacidade e armazenamento

Perda permanente da capacidade X condições de armazenamento
Condições de armazenamento 40% Carga 100% Carga
0 °C 2% de perda depois de 1 ano 4% de perda depois de 1 ano
25 °C 4% de perda depois de 1 ano 20% de perda depois de 1 ano
40 °C 15% de perda depois de 1 ano 35% de perda depois de 1 ano
60 °C 25% de perda depois de 1 ano 40% de perda depois de 3 meses
Fonte: BatteryUniversity.com

Cuidados

As baterias de íon de lítio são facilmente corrompidas, inflamáveis e podem até explodir em altas temperaturas. Nunca a deixe exposta diretamente à luz do sol, curto-circuitos ou a abertura da embalagem também podem fazer com que a bateria se inflame.E também não coma as baterias.

Referências

  • Revista Elektor (Edição brasileira) Ano 4, Nº.45/46 Pág.58. Tempo de vida das baterias de íons de lítio por Karel Walraven.

Veja também

Referências na internet