Saltar para o conteúdo

Bateria da ilha de Bragança

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bateria da Ilha de Bragança)
Bateria da ilha de Bragança
Construção D. Maria I (1802)
Aberto ao público Não

A Bateria da ilha de Bragança, também referida como Vigia da ilha de Bragança, localizava-se na ilha de Bragança, no canal Norte da foz do rio Amazonas, poucos quilômetros ao Norte da vila (atual cidade) de Macapá, no estado do Amapá, no Brasil.

Trata-se de uma bateria erguida em 1802 por determinação do então governador da Província do Pará, Francisco de Sousa Coutinho, com a função de vigia daquele trecho do rio Amazonas, acesso à vila do Macapá. Em faxina e terra, era guarnecida por um destacamento da Fortaleza de São José do Macapá, e teve efêmera duração (GARRIDO, 1940:28-29).

BAENA afirma que a sua posição fora mal escolhida, uma vez que o horizonte ficava coberto pela ilha Curuá, e um inimigo podia entrar despercebido pelo rio Araguari ou pelo rio da Pedreira. (OLIVEIRA, 1968:751)

BARRETTO (1958) classifica-a como uma simples Vigia, e dá-a como desarmada e abandonada (op. cit., p. 71).

OLIVEIRA (1968), por outro lado, complementa que a vigia logo se transformou em um posto avançado, sendo armada com uma bateria, guarnecida com soldados da Praça de Macapá, sendo posteriormente desarmada, em data desconhecida (op. cit., p. 751).

  • BARRETO, Aníbal (Cel.). Fortificações no Brasil (Resumo Histórico). Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1958. 368p.
  • GARRIDO, Carlos Miguez. Fortificações do Brasil. Separata do Vol. III dos Subsídios para a História Marítima do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1940.
  • OLIVEIRA, José Lopes de (Cel.). "Fortificações da Amazônia". in: ROCQUE, Carlos (org.). Grande Enciclopédia da Amazônia (6 v.). Belém do Pará, Amazônia Editora Ltda, 1968.
  • SOUSA, Augusto Fausto de. Fortificações no Brazil. RIHGB. Rio de Janeiro: Tomo XLVIII, Parte II, 1885. p. 5-140.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]