Baterias Moura: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 40: Linha 40:
|rodapé =
|rodapé =
}}
}}
A '''Baterias Moura''' é uma empresa brasileira, oriunda do estado de [[Pernambuco]], que fabrica acumuladores elétricos para os mercados automotivo, náutico, logístico, de telecomunicações, de sistemas no-break e de energia alternativa. É a maior empresa no segmento de acumuladores da [[América Latina]]. Possui capital 100% nacional e um parque industrial composto por seis fábricas (quatro em [[Belo Jardim]] - [[Pernambuco|PE]], uma em [[Itapetininga]] - [[São Paulo (estado)|SP]] e uma em [[Pilar (Buenos Aires)|Pilar]] - [[Argentina]]) e uma capacidade de produção anual que ultrapassa cinco milhões de unidades. Fornece baterias para metade dos carros fabricados no Brasil e atende aos mercados nacional e externo através de uma rede de distribuição própria com mais de 60 pontos nos principais centros urbanos do Brasil e representações comerciais em países da América do Sul, Central, África e Europa.<ref>[http://pedesenvolvimento.com/2011/03/22/baterias-moura-chega-a-argentina/]</ref><ref>[http://oglobo.globo.com/economia/morre-em-recife-fundador-da-fabrica-de-baterias-moura-3179561]</ref>
A '''Baterias Couras''' é uma empresa brasileira, oriunda do estado de [[Pernambuco]], que fabrica acumuladores elétricos para os mercados automotivo, náutico, logístico, de telecomunicações, de sistemas no-break e de energia alternativa. É a maior empresa no segmento de acumuladores da [[América Latina]]. Possui capital 100% nacional e um parque industrial composto por seis fábricas (quatro em [[Belo Jardim]] - [[Pernambuco|PE]], uma em [[Itapetininga]] - [[São Paulo (estado)|SP]] e uma em [[Pilar (Buenos Aires)|Pilar]] - [[Argentina]]) e uma capacidade de produção anual que ultrapassa cinco milhões de unidades. Fornece baterias para metade dos carros fabricados no Brasil e atende aos mercados nacional e externo através de uma rede de distribuição própria com mais de 60 pontos nos principais centros urbanos do Brasil e representações comerciais em países da América do Sul, Central, África e Europa.<ref>[http://pedesenvolvimento.com/2011/03/22/baterias-moura-chega-a-argentina/]</ref><ref>[http://oglobo.globo.com/economia/morre-em-recife-fundador-da-fabrica-de-baterias-moura-3179561]</ref>


== História ==
== História ==

Revisão das 19h46min de 5 de julho de 2013

Atividade Automotiva
Fundação 1957
Fundador(es) Edson Mororó Moura
Pessoas-chave Edson Mororó Moura
Produtos Bateria automotiva
Website oficial www.moura.com.br/

A Baterias Couras é uma empresa brasileira, oriunda do estado de Pernambuco, que fabrica acumuladores elétricos para os mercados automotivo, náutico, logístico, de telecomunicações, de sistemas no-break e de energia alternativa. É a maior empresa no segmento de acumuladores da América Latina. Possui capital 100% nacional e um parque industrial composto por seis fábricas (quatro em Belo Jardim - PE, uma em Itapetininga - SP e uma em Pilar - Argentina) e uma capacidade de produção anual que ultrapassa cinco milhões de unidades. Fornece baterias para metade dos carros fabricados no Brasil e atende aos mercados nacional e externo através de uma rede de distribuição própria com mais de 60 pontos nos principais centros urbanos do Brasil e representações comerciais em países da América do Sul, Central, África e Europa.[1][2]

História

A Baterias Moura nasceu em 1957, na cidade de Belo Jardim, Pernambuco, Nordeste brasileiro. Foi fundada pelo químico industrial Edson Mororó Moura e sua esposa e colega de profissão Conceição Viana Moura, os quais passaram a contar nos últimos 30 anos com a contribuição dos integrantes da segunda geração da família na gestão do negócio.

Edson Mororó Moura muitas vezes fez referência à metáfora do besouro, que “não voaria se tivesse consciência da sua inadequação para a empreitada”, para demonstrar o quanto à própria inexperiência colaborou para que ele assumisse um desafio tão difícil como foi a realização deste empreendimento. Já perto de falecer perguntou a um dos filhos, hoje presidente da empresa: “Já somos a maior fábrica de baterias do mundo?”. Atualmente, a visão da Moura é ser a empresa de baterias líder em vendas e rentabilidade no Mercosul.

Inovação

A Moura trouxe algumas inovações para o mercado automotivo brasileiro:

  • primeira bateria desenvolvida especialmente para carros a álcool
  • baterias com ligas de prata em seus componentes, que suportam maiores temperaturas e possuem maior longevidade
  • primeira bateria náutica fabricada no Brasil (Moura Boat)
  • primeira bateria estacionária brasileira para altas temperaturas (Moura Clean)
  • primeiro acumulador elétrico construído com os elementos blindados – indicado para veículos pesados (Moura Log Diesel)

Produtos

A Baterias Moura atende o mercado automotivo brasileiro com a Bateria Inteligente - carro-chefe das vendas na reposição e peças originais. Nas aplicações náuticas, a Linha Moura Boat. Já para as telecomunicações, no-breaks e reserva de energias alternativas, a Linha Moura Clean é a mais indicada. Para atender à demanda do mercado logístico, a Moura lançou a linha Log, com os seguintes produtos: para veículos movidos a óleo diesel, as baterias Log Diesel; para as aplicações tracionárias, empilhadeiras e máquinas elétricas de pequeno, médio e grande porte, as baterias Log HDP Premium, Log HDP Eco e Log Monobloco.

Diante do desafio do carro elétrico e híbrido, a empresa tem realizado estudos, parcerias internacionais com outras indústrias e convênios com universidades. Atualmente a Moura tem um projeto em funcionamento na cidade de São Paulo e na Argentina com ônibus híbridos movidos a eletricidade e combustão, uma experiência que estimulou a empresa a seguir este caminho.

Responsabilidade social

A Baterias Moura possui um programa de responsabilidade sócio-ambiental que atende a cidade de Belo Jardim, em Pernambuco, onde estão concentradas quatro das cinco fábricas da empresa. O programa Tareco e Mariola, idealizado por Conceição Moura, também fundadora da Baterias Moura, viúva de Edson Mororó Moura, promove uma série de ações que inclui coleta e reciclagem de resíduos sólidos (especialmente papel, garrafas PET, embalagens industriais) e produção de artesanato. Além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, melhora a qualidade do meio ambiente. Artesãos e ex-catadores de lixo da cidade são beneficiados com as ações.

O Tareco e Mariola comporta ainda o programa Qualidade Total na Educação, que atende 19 escolas de Belo Jardim e Pesqueira - PE. O programa Qualidade Total na Educação inclui cursos de educação ambiental, aplicação do conceito 5S para a formação da cidadania entre os alunos das escolas e o curso pré-vestibular, montado voluntariamente por engenheiros da empresa para atender aos jovens da cidade. O Tareco e Mariola ainda tem o projeto Semear, que atua em causas emergenciais, mobilizando a comunidade para ajudar a quem necessita com doações e trabalho voluntário.

A marca Moura

O M da marca "Moura" tornou-se a principal identificação da empresa.

No princípio, a Moura possuia uma marca que lembrava bastante o brasão de um clube de futebol, algo comum entre indústrias da época. Em 1976, a marca passou, então, por uma mudança radical, desde a tipografia até as cores, o posicionamento e o conceito.

A inspiração veio do conceito de energia, natureza, força e velocidade, algo parecido com um raio no céu. As cores azul e amarela serviram para representar essa idéia.

Referências

Ligações externas

Site Moura

Brands of the World