Beatrice Tinsley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Beatrice Tinsley
Astronomia
Nacionalidade Neo-zelandesa
Residência Estados Unidos
Nascimento 27 de janeiro de 1941
Local Chester, Inglaterra
Morte 23 de março de 1981 (40 anos)
Local New Haven, Connecticut, Estados Unidos
Atividade
Campo(s) Astronomia
Instituições Universidade Yale
Alma mater Universidade de Canterbury, Universidade do Texas em Austin
Conhecido(a) por Evolução das galáxias
Prêmio(s) Prêmio Annie J. Cannon de Astronomia (1974)

Beatrice Muriel Hill Tinsley (Chester, 27 de janeiro de 194123 de março de 1981) foi uma astrônoma e cosmóloga neozelandesa, cujas pesquisas foram fundamentais para o conhecimento de como as galáxias evoluem.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Beatrice Muriel Hill Tinsley nasceu em Chester, Inglaterra, no dia 27 de janeiro de 1941. A segunda de três irmãs, emigrou para a Nova Zelândia com a sua família após a Segunda Guerra Mundial, onde obtiveram a nacionalidade neozelandesa. A família viveu primeiro em Christchurch, e, em seguida, por muito tempo em New Plymouth. O seu pai era um clérigo.

Enquanto estudava em Christchurch, Tinsley casou-se com o físico e colega universitário Brian Tinsley. Eles mudaram-se em 1963 para os Estados Unidos, para Dallas, Texas. Em 1974, depois de anos de tentativas para arranjar tempo para a vida doméstica e para a carreira, ela resolveu abandonar a vida familiar para se tornar professora assistente na Universidade de Yale. Ela trabalhou lá até à sua morte por cancro, em 23 de março de 1981. As suas cinzas estão enterradas no cemitério dessa famosa universidade.

Tinsley não teve filhos, mas adotou duas crianças. Durante toda a sua vida profissional encontrou resistência e foi desprezada pelos seus colegas devido ao facto de ser mulher.

Ela foi pioneira no estudo de como as populações de estrelas envelhecem, afectando a qualidade da observação das galáxias e colaborou na investigação sobre se o universo é aberto ou fechado.

Universo aberto ou fechado

O que define se o Universo é aberto ou fechado é a massa total que existe no Cosmos. Acima de uma determinada densidade, a gravidade obriga o tecido do espaço-tempo a curvar-se, o que resulta num universo fechado. Se a densidade não for suficiente, o Universo é aberto, isto é, plano. As últimas observações indicam que o Universo é plano.

Astronomia e Cosmologia

Beatrice Tinsley foi astrónoma e cosmóloga. A diferença entre estas duas disciplinas é a seguinte: um astrónomo observa os astros do Universo e os astrofísicos estudam-nos. Um cosmólogo estuda o Universo em si, ou seja, não se preocupa com o que existe nele (exceto as galáxias), preocupa-se apenas com a sua estrutura, início e fim.

Publicações selecionadas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Other biographies:

Other material:

Ícone de esboço Este artigo sobre um astrônomo/astrónomo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.