Bene Beraq

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

-

Bene Beraq
Coat of arms of Bnei Brak.png
Brasão de armas de Bene Beraq
Skyline of Gush Dan, Tel Aviv, Israel (2003).jpg
Bene Beraq em primeiro plano
Hebraico בְּנֵי בְּרַק
Governo Cidade
Distrito Tel Aviv
Coordenadas 32° 05′ N 34° 50′ E
População 151.000 (2007)
Jurisdição 7088 dunams (7,088 km²)
Prefeito Hanoch Zeibert
Localização de Bene Beraque no Distrito de Tel Aviv.

Bene Beraq (escrita, não-oficialmente, também como Bnei Brak ou Bnei Berak) é uma cidade no distrito de Tel-Aviv, a décima em número de habitantes em Israel, fazendo fronteira com Tel-Aviv, com Ramat Gan, Peta Tiqvah, e com Giv'at Shamuel. É um dos centros principais da comunidade religiosa judaica ultra-ortodoxa (Haredi).

A cidade foi fundada em 1924 por um grupo de hassídicos provenientes de Varsóvia, que na Polônia pertenciam à sociedade "Casa e Propriedade" (Bait ve-Nachalah), que tratava das terras que eram compradas do vilarejo dos árabes dos arredores de Al-Khayriyya (que então passou a se chamar Even Ibraq). Seu nome lhe foi dado com base no nome dos antigos habitantes judeus que viviam ao seu redor, que eram chamados de bney brak (Baraque), isto é, "filhos de Baraque" (filhos da iluminação). Nela morou o mestre rabino Akiva (cujo nome depois passou a nomear a primeira rua de Bene Beraq, a "Rua Rabino Akiva" (rechov rabi 'akiyva - רחוב רבי עקיבא).

A jurisdição da cidade, que na época de sua fundação possuia aproximadamente 326 acres (cerca de 1.319.275 m²), conta hoje com 1.751 acres (quase 71 milhões de m²). A maior parte da área está coberta de edifícios residenciais, industriais e comerciais. Recebeu o título de cidade no ano de 1949.

Bene Beraq é uma cidade de estilo ultra-ortodoxo. Na cidade existem várias Yeshivot (escolas religiosas tradicionais de estudo dos textos religiosos, como a Torá e o Talmud), especialmente da vertente hassídica e lituana. Além disso, há na cidade várias instituições religiosas. Na área restante da cidade há um bairro secular, Pardes Katz, que se encontra em um processo de judaização. Até a década de 1980, Bene Beraq era a única cidade de Israel considerada ultra-ortodoxa.

A cidade está crescendo mais e mais. Nela foram construídos parques ao norte da cidade e na sua parte central, para o bem-estar dos habitantes.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Israel é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bene Beraq